Governo anuncia corte de salários de grevistas da saúde; paralisação segue

Protesto em Jacobina

25/07/15- O governo do Estado anunciou que irá descontar os salários dos servidores da saúde em greve, após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ter considerado a paralisação ilegal. O corte nos vencimentos será na folha salarial deste mês. Serão descontados os salários dos servidores parados desde o dia da decisão judicial, no dia 19 de julho. O movimento grevista foi iniciado no dia 17 de julho.
A Justiça já havia determinado multa diária de R$ 50 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde), caso os funcionários não retornassem às atividades. A categoria continua a paralisação. Em assembleia na manhã desta sexta-feira (24), os trabalhadores decidiram manter o movimento.
O presidente do Sindsaúde, Silvio Roberto Anjos e Silva, avalia que a determinação de corte salarial é uma “posição de arrogância e prepotência do governo do Estado”. “Cumprimos todas as determinações legais. A greve foi uma conquista dos trabalhadores. Agora o Estado vem com a ameaça. Nós não vamos nos temer. Quando há pressão, há contrapressão é mais intensa”, disse.
A Justiça entendeu que não era válido um dos itens da pauta de reivindicações da categoria, o corte do adicional de insalubridade, já que 1,5 mil servidores receberiam o benefício em conformidade com a legislação. O Sindsaúde contesta. “O corte do adicional é só um dos pontos de pauta. A pauta é extensa de uma dívida que o governo tem com os trabalhadores. O ponto principal é o pagamento da URV (Unidade Real de Valor) que o governo do estado insiste em descumprir”, afirma o sindicalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário