.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Festival EcoArte Itaitu promove um fim de semana de efervescência cultural


Mais de 5 mil pessoas marcaram presença e puderam curtir atividades de cultura e lazer

O Festival EcoArte Itaitu foi encerrado na noite do domingo, 01/10, com a aprovação de turistas e comunidade local. Dezenas de atrações artísticas e culturais tiveram como palco a bucólica Vila de Itaitu, distrito de Jacobina, Centro-Norte do estado.

Mais de cinco mil pessoas participaram dos quatro dias de evento. A abertura aconteceu na quinta-feira, 28, com a Noite Gospel com Palavras de Reflexões dos Pastores Manoel Gilson e Elias Galdino e os louvores de Dyll Souza e Banda Eternos Louvores.



Na sexta, 29, o professor doutor Valter de Oliveira realizou o lançamento do livro ‘Offereço meu original como lembrança – circuito social da fotografia nos sertões da Bahia (1900-1950)’. Com casa cheia, ele contou um pouco do trabalho de pesquisa para a confecção do livro e autografou exemplares adquiridos pelos participantes. Ainda no mesmo dia se apresentaram as bandas Urmino e SantoSou.

Paralelo a apresentações musicais e feira de artesanato - com a participação de artesãs de Capim Grosso, Morro do Chapéu, Senhor do Bonfim, Jacobina, dentre outros municípios -, acontecia, todos os dias, o Festival Gastronômico da Roça com a divulgação e comercialização dos produtos das oficinas de Culinária e de Artesanato realizadas no Ponto de Cultura, desde o mês de maio.
 “Eventos como esse são de extrema importância para fomentar à cultura, especialmente quando tão diverso com o Festival EcoArte Itaitu”, disse Joan Sodré, músico que se apresentou na noite do sábado, 30. Comungado do mesmo pensamento de Sodré, o cantor Raphael Barbosa falou dos encantos do lugar: “Esse é um recanto muito especial e que desperta a nossa interioridade. É um prazer cantar em Itaitu”. Um dos pontos altos da noite, o forrozeiro Targino Gondim acredita que “o festival incentiva, sugere e provoca o pensamento e a busca dos jovens pelo conhecimento e de descobertas da arte”.

O Festival EcoArte Itaitu contou ainda com exposição fotográfica, exposições de arte, espetáculos teatrais dos grupos Sarau das Seis e AEC-TEA, apresentações das Filarmônicas 2 de Janeiro de Jacobina e Juvenil Rio do Ouro, Coral da UNEB, Ballet Eluanne Dias, fanfarras, dança cigana, dentre outras!

 “O saldo é extremamente positivo, o festival conseguiu divulgar os produtos das oficinas realizadas no Ponto de Cultura, apresentar um pouco da nossa arte, proporcionar entretenimento para milhares de pessoas, inclusive de outros estados, e ainda contribuir com a geração de renda para a comunidade local”, ressalta Richard Silva.

Sobre o Festival EcoArte Itaitu

Iniciativa da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF Chapada Norte), o Festival EcoArte Itaitu teve como objetivo valorização da cultura regional aliada à potencialidade turística da localidade. Uma das metas do Ponto de Cultura, o projeto foi contemplado por meio da parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Ministério da Cultura, que conta ainda com o apoio da Prefeitura de Jacobina e comércio local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário