Com seus 2900 quilômetros de extensão, suas águas atravessam cinco estados, Minas Gerais onde nasce, passando pela Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, até desaguar no oceano, sendo responsável também pela sobrevivência de agricultores e pescadores que vivem por toda a extensão das águas.
As águas do São Francisco abastecem cerca de 13 milhões de pessoas, considerando os 168 afluentes e toda a extensão da bacia hidrográfica, e geram energia por meio das usinas hidrelétricas construídas no leito.
No passado o rio já serviu como rota de navegação para escoamento de muitos produtos durante séculos de história,
mas hoje, em boa parte do rio já não se é possível navegar com embarcações de porte médio, pois devido as agressões sofridas ao longo dos tempos, o rio vem perdendo volume de água e sendo assoreado em sei leito
A poluição , o uso desenfreado do solo às margens do rio, a construção de barragens, o desmatamento no entorno e a urbanização contribuem para redução de vazão do rio. Trechos onde havia água em grande quantidade, agora estão diminuindo. Em seu aniversário o Velho Chico pede socorro. Salvem o rio antes que ele morra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário