Secretário de Saúde do DF é preso na operação Falso Negativo II, que também acontece na Bahia

 

Foto: Ascom MP. Início da 1ª fase da operação em Irecê


O secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (25) no apartamento onde mora, no Noroeste. Francisco é investigado em operação que apura fraudes na compra de testes de detecção do novo coronavírus.

Sec de Saúde do DF, Francisco Araújo, preso na manhã desta terça


Segundo o Ministério Público (MPDFT), responsável pela ação, alguns servidores estariam se organizando para fraudar licitações e comprar testes IgG/IgM de baixa qualidade e com preços superfaturados.

Agentes cumprem outros sete mandados de prisão e 44 mandados de prisão em oito estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia. No DF, também foram presas outras quatro pessoas ligadas à Secretaria de Saúde e uma ligada ao Laboratório Central (Lacen).  


Na primeira fase da operação, realizada em julho deste ano, a operação cumpriu mandados nos municípios baianos de São Gabriel e Irecê, com o objetivo de apurar ilegalidades na compra de testes da Covid-19.

a operação apura irregularidades indicando que, por meio de dispensa de licitação devido à situação de emergência causada pela pandemia, cerca de R$ 40 milhões tenham sido desviados de contratos para compra de testes que detectem a doença. À época da primeira fase da operação, buscas foram feitas em empresas e residências de pessoas ligadas à venda dos materiais. Foram apreendidos notebooks, aparelhos celulares, discos rígidos de computadores e pen drives, além de diversos documentos, onde há registro das transações suspeitas. Todo o material apreendido foi encaminhado para o MP do DF para análise de dados.

A segunda fase da operação também acontece hoje também na Bahia em outros 7 estados da Federação, .


Bahia Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário