Reaproveitar materiais para otimizar processos, gerando produtos inovadores com foco na sustentabilidade, é uma das metas do estudo.
Para a professora e geóloga Talita Gentil, que, juntamente com outros docentes do campus, vem realizando pesquisas nesse ramo, analisar a viabilidade técnica da adição de resíduos minerais nas propriedades tecnológicas de produtos cerâmicos é essencial para a fabricação de novos materiais de baixo custo e ecologicamente corretos.
Enviado e aprovado para apresentação no Contecc, integrante da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA Connect), o trabalho traz como proposta central a incorporação do resíduo mineral da exploração de quartzito da região de Jaguarari/BA em massa cerâmica constituída por argila, propiciando um corpo cerâmico de qualidade e alternativo para aplicação no tradicional setor da construção civil.
"A área da mineração é encantadora, todo o conhecimento obtido por meio do IFBA agregou muito em minha trajetória profissional e pessoal", comenta a jovem Mayka.
Nenhum comentário:
Postar um comentário