Um terremoto ocorrido na Indonésia nesta segunda-feira (21) deixou pelo menos 162 mortos - informaram o governador da província de Java Ocidental, a mais afetada pelo tremor, e uma autoridade local.
O epicentro do terremoto foi registrado perto da cidade de Cianjur, que fica 110 quilômetros ao sudeste de Jacarta, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).
"Lamento informar que 162 morreram", disse o governador de Java Ocidental, Ridwan Kamil, em um vídeo ao qual a AFP teve acesso.
Adam, um porta-voz da administração da cidade de Cianjur em Java Ocidental, que como muitos de seus compatriotas não tem sobrenome, confirmou esse balanço.
No entanto, a agência indonésia de gestão de desastres ainda fala de 62 mortes (depois de ter revisado para cima o número anterior de 56 mortes).
Segundo la agência, mais de 2.000 residências foram danificadas e mais de 5.000 habitantes foram resgatados.
Anteriormente, Ridwan Kamil havia afirmado que a eletricidade havia sido parcialmente restaurada à noite, mas sem especificar se isso acontecia devido a geradores ou porque a rede elétrica estava funcionando.
Por enquanto, as autoridades relataram pelo menos 700 feridos, mas alertaram que o saldo pode ser muito maior.
Agus Azhari, de 19 anos, estava com sua mãe idosa na casa da família quando a sala foi destruída em questão de segundos. As paredes desabaram parcialmente, assim como o telhado.
"Agarrei minha mãe pela mão e corremos para fora", explicou o jovem. "Ouvi pessoas gritando e pedindo ajuda em todos os lugares ao meu redor", disse à AFP.
graus de magnitude provocou um tsunami que atingiu Palu, na ilha de Sulawesi, e deixou 4.300 mortos o desaparecidos.
Em 2006, a ilha de Java sofreu um terremoto de 6,3 graus, uma tragédia que provocou 6.000 mortes e dezenas de milhares de feridos.
Mas o país continua marcado pelo terremoto de 26 de dezembro de 2004, de 9,1 gaus de magnitude, na costa de Sumatra.
O tremor desencadeou um tsunami devastador que matou 220.000 pessoas na região, incluindo 170.000 na Indonésia, uma das maiores catástrofes naturais registradas na história.
OPovo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário