Vacina brasileira contra Covid-19 começa a ser testada em voluntários



A SpiN-Tec, primeira vacina brasileira produzida com tecnologia e insumos totalmente nacionais, começa a ser testada em voluntários nesta sexta-feira 25, em Belo Horizonte.

O imunizante é desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Fiocruz Minas e contou com financiamento para a pesquisa oriundo de institutos brasileiros.

O cadastro para interessados em participar do teste foi aberto na quinta-feira, 17. A primeira fase reunirá 72 voluntários com idades entre 18 e 85 anos, saudáveis e nunca infectados pela Covid-19.

É necessário ainda ter recebido as duas doses iniciais da vacina Coronavac e uma dose de reforço da Pfizer há ao menos nove meses.


Segundo o pesquisador Ricardo Gazzinelli, coordenador do estudo, a ideia é que o imunizante funcione como dose de reforço, uma vez que a maior parte da população já está vacinada.


Segundo ele, “não foi observado nenhum efeito colateral no local da aplicação ou alterações sistêmicas, como perda de peso ou mudança de temperatura. Além disso, foram verificados excelentes níveis de anticorpos, resposta de linfócitos T e proteção contra a infecção com SARS-CoV2 nos animais de laboratório”.


A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário