Educação: Consultoria apresenta dados na Câmara de Jacobina que mostram necessidade urgente de reordenamento de recursos. Se não se promover mudanças faltará dinheiro até para o 13°

 


A Secretaria de Educação do município de Jacobina promoveu uma reunião entre uma equipe da APLB Regional e vereadores do município.

O encontro aconteceu na sede do Legislativo onde foram apresentados dados que mostram a necessidade urgente de um reordenamento da aplicação dos recut do FUNDEB no município.

Segundo dados mostrados nesta reunião pelo coordenador Vice-diretor Regional da APLB, Gilvandio, hoje 100% dos recursos do fundeb São aplicados apenas para pagamento da Folha, não havendo mais recurso para nenhum outro tipo de investimento na rede de Educação Municipal.

Por esse motivo a consultoria foi contratada para fazer uma análise mais profunda de como esse reordenamento pode ser feito para diminuir as despesas em algumas áreas e com isso sobre recursos para se investir em setores que hoje estão deficitários. 

Este reordenamento passa, entre outras coisas,  pelo remanejamento de salas de aulas e unidades escolares, otimização do trabalho do professor, do transporte escolar, incentivo da matrícula de alunos em escolas de seus próprios bairros e etc.

Ainda sobre despesas, questões como avanço no plano de carreira e o pagamento do piso salarial da categoria promoveram um aumento exponencial da folha. 

Segundo dados apresentados, se nada for feito para otimizar os recursos, nao haverá como pagar nem mesmo o restante dos 4% do acordo do piso salarial, nem o terço e nem 13°.

Estiveram presentes nesta reunião a atual secretária de educação Alecsandra Cruz e o futuro gestor da pasta, Celso Santos.

Ao final da reunião a atual secretária concedeu uma breve entrevista ao Bahia Acontece em que falou sobre o tema da reunião realizada na Câmara e também da sua saída da secretaria. Já o futuro secretário preferiu não se manifestar naquele momento sobre a justificativa de que ainda está se inteirando sobre os dados da pasta.


Bahia Acontece









Nenhum comentário:

Postar um comentário