.

BANNER MOTIVO3 728x90px

Documentário BA; a cultura sisaleira e a falta de modernização em sua exploração.

 


O Bahia Acontece apresenta você um documentário feito nesta terça-feira, 18/6/2024, em uma propriedade rural localizada na comunidade de Lages do Batata, zona rural do município de Jacobina.

Nesta matéria você vai poder acompanhar e conhecer um pouco mais de perto a luta dos trabalhadores que dependem da cultura do sisal para sobreviver. A dura realidade a cada amanhecer, a precariedade dos alojamentos onde ficam durante a noite, a rotina de trabalho que se inicia nas primeiras horas do dia. 

Com o passar dos anos observa-se uma evolução muito grande na exploração de diversas culturas de grande importância socioeconômica para pequenos e grandes produtores que sobrevivem tanto da agricultura quanto da exploração de alguma cultura nativa ou implantada no semiárido nordestino.

No entanto, em pleno século XXI ainda encontramos uma cultura (asisaleira) que apesar de vir perpassando por várias gerações ainda apresenta os traços da precariedade e da falta de investimentos, inclusive por parte do poder público, no sentido de melhorar a triste realidade das práticas bastante rudimentares a que os trabalhadores se submetem para conseguir a sua sobrevivência.

No intuito de comprovar tal realidade, nossa equipe de reportagem foi até a comunidade de Lages do Batata, um dos maiores distritos da cidade de Jacobina e onde a cultura sisaleira ainda permanece sendo cultiva em grande escala. Chegando lá fomos até a fazenda Pau de Colher do proprietário , conhecido como João Preto, e lá tivemos a oportunidade de acompanhar de perto este árduo trabalho, bem como, de conversar com algumas pessoas que lá estavam como o senhor Raimundo Américo de Souza que é a pessoa que estava sendo responsável pela exploração da atividade de extração do sisal naquele momento na propriedade.

ASSISTA O VIDEO ABAIXO









Nenhum comentário:

Postar um comentário