A energia eólica, gerada a partir dos ventos, considerada uma das alternativas a fontes não renováveis e uma aliada no combate às mudanças climáticas, também têm impactos ambientais e na saúde das pessoas que vivem perto de parques de geração de energia.
O que aconteceu
Síndrome da turbina eólica é gerada pela exposição aos ruídos e aos infrassons Segundo o colunista do UOL Carlos Madeiro, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a UPE (Universidade De Pernambuco) deram início a um estudo sobre esse problema que pode estar acometendo pessoas que moram nas proximidades destes locais
Projetos antigos têm problemas, diz associação. Segundo a Abeeólica, projetos aprovados antes de 2014, como é o caso de Sobradinho, "podem, de fato, estar fora de alguns dos parâmetros atualmente estabelecidos pelo Conama, uma vez que à época não existiam." A entidade ressalta que as empresas atuais gestoras não estão medindo esforços para promover um trabalho constante de mitigação e suporte para a comunidade.
Impacto existe, mas é menor do que o de outras atividades, defende a entidade. Sandro Yamamoto, diretor técnico da ABEEólica, disse a Ecoa em 2023 que todo projeto eólico passa por rigorosos processos de licenciamento ambiental, além de uma avaliação de questões sociais. Ele reconhece que os parques têm impactos ambientais, mas afirma que os efeitos são muito menores do que os registrados em outras atividades. "O setor eólico tem um grande trabalho de preservação", diz.
UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário