.

BANNER MOTIVO3 728x90px
JACOBINA 728x90 S RUÍDO

Em três dias, 7 mil mulheres já se inscreveram para vagas nas Forças Armadas

 



O alistamento militar voluntário para mulheres brasileiras começou no dia 1º de janeiro de 2025, marcando a primeira vez que elas podem se candidatar ao Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF). Em apenas três dias, cerca de 7.000 mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos este ano, se inscreveram para concorrer a uma das 1.465 vagas disponíveis em Brasília e outros 28 municípios de 13 estados.

As inscrições estão abertas até 30 de junho e podem ser realizadas de forma presencial ou online, com oportunidades para atuar na Marinha, Exército e Aeronáutica.



Processo seletivo e incorporação


O processo de seleção envolve entrevistas, inspeções de saúde e testes físicos. As candidatas aprovadas começarão a servir nas Forças Armadas em 2026, com incorporações previstas para março e agosto. Elas ingressarão com as graduações de:


• Soldado no Exército e na Aeronáutica.


Marinheiro-recruta na Marinha.


Essa iniciativa busca aumentar a participação feminina nas Forças Armadas, que atualmente representam apenas 10% do efetivo total, com uma meta futura de alcançar 20% das vagas.


Direitos e benefícios


As mulheres alistadas terão os mesmos direitos e deveres que os homens, incluindo:


• Remuneração compatível.


• Auxílio-alimentação.


• Licença-maternidade.


• Contagem de tempo de serviço para aposentadoria.


Além disso, terão acesso a cursos de capacitação profissional e, ao final do serviço, receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço. Assim como os homens, poderão ser convocadas em casos de mobilização nacional, conforme a legislação vigente

Nenhum comentário:

Postar um comentário