Ainda segundo Lima, a classe protesta contra a ação dos o agentes da DTE (Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes), que teriam executado a tiros o policial. Para Lima, Valmir poderia ter sido preso sem a necessidade do uso da violência.

Os demais agentes que estavam em companhia de Valmir serão ouvidos na Corregedoria da Polícia Civil ainda nesta quinta-feira (3). Após a realização da assembleia, os policiais saíram em passeata com destino à sede do Ministério Público Estadual, no bairro de Nazaré. O corpo de Valmir será enterrado às 15h no cemitério Bosque da Paz.

O caso

Por volta das 21h30 desta quarta-feira (2), o policial civil Valmir Borges Gomes, de 54 anos, foi morto por colegas da DTE durante um confronto na avenida Paulo VI, no bairro da Pituba. Segundo a delegada Iracema Silva de Jesus, titular da Corregedoria da Polícia Civil, Valmir e os outros ocupantes do carro reagiram a abordagem dos agentes do DTE.

Valmir Borges é acusado de extorquir um jovem de 18 anos, que foi flagrado com lança-perfume. Ele teria pedido R$ 10 mil, para liberar o garoto. Porém, o pai do rapaz viu a ação e denunciou a extorsão à DTE. Assim que os policiais chegaram ao local, Valmir teria reagido e a partir daí a troca de tiros teve início. Assim que foi ferido Valmir foi socorrido ao Hospital Geral Roberto Santos, no Cabula, mas não resistiu.

Reação
A PGE (Procuradoria Geral do Estado) vai acionar a Justiça contra o movimento grevista. A decisão se fundamenta no fato de se tratar de uma ameaça de paralisação de serviço essencial à sociedade e por entender que o movimento não atende aos requisitos legais.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) disse que a população deve ficar tranquila, pois já foi montado um esquema especial, no qual delegados e agentes administrativos manterão suas atividades normais nas delegacias. Além disso, eles estarão trabalhando também nos postos dos circuitos do Carnaval, com o apoio de policiais militares.

O delegado geral da Polícia Civil da Bahia, Hélio Jorge Paixão, conclamou os policiais a manterem suas escalas de trabalho, não aderindo ao movimento grevista.

Nossos policiais sempre demonstraram profissionalismo e não realizam ações aventureiras. Os policiais civis entendem a importância do trabalho da Polícia na proteção do cidadão, garantindo a segurança e o bem estar da sociedade

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário