.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Membros do MP debatem estratégias para combater desmatamento na Bahia


Promotores de Justiça com atuação na área ambiental participaram na tarde desta sexta-feira, dia 26, da ‘XX Oficina Numa’ e ‘VII Workshop do Programa Floresta Legal’, oportunidade em que debateram estratégias de atuação pragmática e eficiente para o combate ao desmatamento no estado. O evento foi aberto pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, que destacou o “pioneirismo” e a “excelência” das atividades desenvolvidas pelos membros do MP na Bahia e lembrou que, durante o período de pandemia, o trabalho da Instituição aumentou. “O trabalho primoroso dos promotores de Justiça de meio ambiente engrandece o MP baiano”, registrou a PGJ, agradecendo o empenho dos colegas.
 

Ao lado dos promotores de Justiça Yuri Lopes, coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), e Fábio Corrêa, gerente do Floresta Legal, a procuradora-geral entregou uma homenagem do ‘Programa Arboretum’ ao promotor de Justiça aposentado Sérgio Mendes. O prêmio foi concedido em razão das contribuições do promotor ao desenvolvimento do trabalho realizado pelo programa. “Uma homenagem que me honra, alegra e faz ter saudade do trabalho mais marcante e maravilhoso da minha vida profissional”, registrou Sérgio Mendes, lembrando da implantação do Núcleo da Mata Atlântica (Numa). Ele agradeceu pelo reconhecimento, rememorou fatos dos 28 anos dedicados ao MP e pontuou que o prêmio é coletivo porque o trabalho no Numa foi construído por vários promotores.


Também durante o evento, o promotor de Justiça Fábio Corrêa e os analistas do MP Cleiton Silva e Eduardo Sampaio apresentaram o sistema ‘Locus Florestal’. A ferramenta tem o objetivo de auxiliar no monitoramento do fomento à regularização ambiental de imóveis rurais, em especial, a recomposição de áreas de preservação permanente e de reserva legal. Além disso, pode auxiliar os membros do MP na gestão de Termos de Ajustamento de Conduta e permite relacionar dados dos imóveis com dados do Ministério Público. Os integrantes do evento debateram ainda uma nota técnica de desmatamento do Ceama, assistiram a apresentações de casos práticos realizadas pelos promotores de Justiça Pablo Almeida, Julimar Barreto, Fábio Corrêa Aline Salvador e Thyego Matos. Também foram discutidas formas de implementação do Mapbiomas.

Cecom/MP  

Nenhum comentário:

Postar um comentário