No último domingo (5), dois tremores de terra, de magnitudes preliminares calculadas em 1.7 mR e 2.0 mR, foram registrados pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região do município de Jacobina, Centro Norte da Chapada Diamantina. O primeiro deles (de magnitude preliminar 1.7 mR) ocorreu às 02h00 UTC (23h00, hora local [do dia 04/12]). Já o segundo ocorreu horas depois, às 21h09 UTC (18h09, hora local). O último evento registrado no município de Jacobina ocorreu no mês de novembro (03/11), às 0h13 UTC, de magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. Até o momento desta publicação não há informações de moradores que tenham escutado ou sentido os eventos registrados neste domingo (05/12). No final desta publicação, como anexo, é possível conferir a imagem da localização epicentral do segundo tremor de terra registrado.
A última vez que a cidade foi atingida por dois abalos no mesmo dia foi em 10 de maio deste ano. Os dois tiveram magnitude preliminar de 2.0mR. Com os tremores de domingo, a cidade chega a marca de 19 abalos detectados pelas estações do LabSis desde o primeiro evento que aconteceu em dezembro de 2020.
O Laboratório Sismológico segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e também da região Nordeste do país.
Redação BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário