A notícia do falecimento de Jéssica Vitoria Dias Canedo tem causado comoção nas redes sociais. A jovem de 22 anos que lutava contra depressão perdeu a vida após onda de ataques pessoais, depois de ter sido envolvida em uma fake news com o humorista Whindersson Nuunes. Jéssica teve sua identidade "roubada" nas redes sociais, sendo envolvida em falsos prints de uma conversa inexistente com o humorista
A jovem, que foi apontada como o novo romance d, morreu na última sexta-feira, 22. A notícia do falecimento da mineira, que teve as conversas vazadas na web pela página de fofoca Choquei, foi divulgada pela família dela por meio das redes sociais.
No início da semana passada, quando os prints viralizaram, a jovem parecia receosa de ceder às investidas do famoso devido à sua origem humilde. Os posts foram propagados por perfis de celebridades, como "O Garoto do Blog" e "Choquei", que têm milhões de seguidores.
Antes da morte da garota, a mãe de Jéssica implorou que a página desmentisse a informação, informando que a garota ameaçava tirar a sua própria vida, mas mesmo assim foi ignorada pela redação da Choquei.
Depois das páginas do grupo, com mais de 30 milhões de seguidores nas redes sociais, disseminarem imagens falsas de uma suposta troca de mensagens amorosas entre Vitória Canedo, de 22 anos, e o humorista Whindersson Nunes, ambos os personagens dessa história negaram ter relação.
Em comentários feitos em perfis de celebridades que compartilharam o pronunciamento da jovem, Raphael zombou, afirmando: "Avisa pra ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!". Este comentário tem gerado forte debate nas redes sociais, com internautas exigindo responsabilidade pelos impactos das informações disseminadas.
Mesmo depois de o assunto ter repercussão nas redes sociais, a página de fofoca seguiu com suas publicações. Somente apagou o post que continha informações falsas, mas não houve retratação. Depois, o Choquei informou seus seguidores sobre a morte de Jéssica.
Chamou atenção do público o fato de o Choquei seguir com suas publicações em escala industrial, apesar da tragédia que envolveu a jovem mineira. Essa prática é comum nos grandes perfis de fofoca, gerenciados pela agência especializada em entretenimento Mynd8. A Banca Digital, braço de marketing desta última empresa, é o cérebro por trás da divulgação dos conteúdos virais.
O falecimento de Jéssica Vitória reacende a discussão sobre os perigos das fake news e o papel das redes sociais na disseminação de informações não verificadas. O caso destaca a necessidade de maior cuidado e responsabilidade ao compartilhar conteúdos sensíveis, visando evitar consequências trágicas como a que resultou na perda desta jovem.
Mesmo depois de o assunto ter repercussão nas redes sociais, a página de fofoca seguiu com suas publicações. Somente apagou o post que continha informações falsas, mas não houve retratação. Depois, o Choquei informou seus seguidores sobre a morte de Jéssica.
Quais são os grupos por trás do Choquei?
O perfil de fofoca Choquei tornou-se um dos principais assuntos da internet nesta sexta-feira, 22, em razão de uma tragédia.
As páginas do grupo, tem mais de 30 milhões de seguidores nas redes sociais.
“Por trás das fofocas e da aparente frivolidade estão milionárias verbas publicitárias de grandes empresas, cada vez mais destinadas a canais digitais, assim como uma rede de perfis capaz de pautar a internet brasileira”, revelou o site Núcleo Jornalismo, em reportagem publicada em julho de 2022. “Para os anunciantes, a Banca Digital se define como a forma perfeita da sua marca fazer parte das conversas mais virais do momento.”
A Amazon, a Ambev, a Heinz e o Mercado Livre, por exemplo, compõem o elenco de clientes da Mynd8. Essas companhias buscam engajamento com os mais de 80 milhões de seguidores disponíveis na carteira da agência de entretenimento, distribuídos em dezenas de perfis. O Choquei é apenas um deles, mas há diversos outros, como Alfinetei, Otariano, Gossipdodia, Alfineteiteen, Letsgossip, Cutucas, Babados, RainhaMatos, CentralDaFama, Babados, XuxaNave, Fuxiquei, MemesTwitter e Babadeira, entre outros.
Esses perfis são responsáveis por divulgar conteúdos similares e ideologicamente alinhados — à esquerda. Um levantamento da Aos Fatos e do Núcleo Jornalismo, também elaborado no ano passado, mostrou que aproximadamente a metade de todas as publicações no Instagram por 24 perfis da Banca Digital apareceu em mais de um perfil. O estudo leva em consideração os posts de 5 a 12 de junho de 2022.
“As páginas fizeram 1.472 postagens no período, das quais 694 (47,1%) se repetiram”, diz o texto. “O levantamento considerou como repetidas postagens sobre um mesmo assunto, fato ou evento que apareceram em mais de um perfil com legendas ou imagens semelhantes.”
Parceiro de Janja, apoiador do governo Lula
Embora se dedique ao entretenimento e à fofoca, o Choquei tem na política seu carro-chefe. O perfil é conhecido por divulgar mensagens positivas sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A história começou antes da eleição e se estende até os dias de hoje.
Reportagem publicada pela revista piauí, em 1º de novembro do ano passado, mostra a relação próxima entre Raphael Sousa, criador da página, e a futura primeira-dama, Janja.
“A futura primeira-dama se tornou fonte do fotógrafo goiano Raphael Sousa, de 28 anos, fundador do Choquei”, diz a reportagem. “Os dois se aproximaram, e Janja também o convidou para subir no carro de som oficial na Avenida Paulista para acompanhar o discurso da vitória de Lula, mas Sousa não pôde ir por estar fora da cidade. Segundo ele, a relação dos dois nasceu por mensagens diretas via Instagram no primeiro semestre, quando o perfil especializado no mundo dos famosos despontava em outra seara.”
Pelo Twitter é possível ver que Janja seguia o Choquei e interagia com o perfil, por meio de likes e comentários em publicações. Apesar de dizer que é desinteressado por política, Sousa compartilha conteúdos avessos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Na verdade, me posiciono contra o presidente Bolsonaro, em razão da má gestão da pandemia”, explicou Sousa à piauí.
Em outro momento, o dono do Choquei participou de uma live no canal de esquerda Diário do Centro do Mundo.
Outro integrante do Choquei também tem relações amigáveis com o Partido dos Trabalhadores. Trata-se Edson José da Silva Júnior, ou Júnior Silva, que chegou a receber uma homenagem na Câmara de Nova Andradina, no Ceará.
“Durante a campanha eleitoral em 2022, Júnior teve a oportunidade de conhecer o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de um contato direto realizado entre o jornalista e Janja, que é seguidora do perfil da Choquei no Instagram”, relata a Câmara de Nova Andradina. “Em junho de 2022, algo que até então era um sonho para o jovem jornalista Júnior se tornou realidade, teve a oportunidade ímpar de conhecer Lula e Janja na capital brasileira.”.
Fontes, Revista Oeste, Jornal Opção, Terra Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário