A Petrobras perdeu mais de R$ 55 bilhões em valor de mercado após a divulgação do balanço do quarto trimestre de 2023 e a decisão de não distribuir dividendos extraordinários. As ações da estatal fecharam a semana com queda de mais de 10%, a maior diminuição percentual desde janeiro de 2021.
A empresa teve o segundo maior lucro histórico em 2023, de R$ 124,6 bilhões. Apesar disso, o resultado representou uma redução de quase 34% em relação ao ano anterior, quando o maior lucro da companhia foi registrado.
A estatal justificou a queda pela redução de 18% no preço do petróleo nos mercados internacionais. A distribuição de lucros proposta aos acionistas foi de 14 bilhões e duzentos milhões de reais para o quarto trimestre. O presidente Jean Paul Prates minimizou a reação do mercado.
O diretor financeiro da Petrobras, Sergio Caetano, afirmou que companhia poderá distribuir aos acionistas o montante destinado a reserva estatutária a qualquer momento, caso haja uma decisão futura neste sentido.
A Assembleia Geral Ordinária, que decidirá sobre a nova distribuição de lucros, está prevista para acontecer no dia 25 de abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário