Centenas de eleitores se aglomeram em frente ao SAC de Jacobina na manhã desta terça-feira. Desde ontem à noite que várias pessoas já faziam uma grande fila em frente ao órgão para garantir sua vaga na manhã desta terça, isto porque se encerra amanhã, (8) o prazo para solicitar o primeiro título de eleitor, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e pedir a transferência de domicílio eleitoral. Também se encerra neste dia o prazo para cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral mais próximo.
As filas se formam dos dois lados do prédio do SAC, e chegam a dobrar a esquina.
A expectativa é que amanhã, a fila será ainda maior, e porisso quem deixou para a ultima hora pode correr o risco de ficar irregular com a Justiça Eleitoral .
Caso o eleitor não consiga atualizar a situação até esta data, não poderá votar nas eleições municipais deste ano, que ocorrem em 6 de outubro. No primeiro turno, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do país, com exceção do Distrito Federal, que não tem eleições municipais.
Além de não poder votar, o eleitor também terá dificuldades para emitir documentos (como passaporte), realizar matrícula em universidades, receber benefícios sociais e assumir cargos públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário