Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou dados preocupantes sobre a alfabetização de crianças no Brasil. De acordo com o Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, apenas 19,9% dos estudantes de 7 anos em escolas municipais de Senhor do Bonfim estão alfabetizados. Este percentual coloca o município na vergonhosa 399ª posição entre os 417 municípios da Bahia, destacando a grave situação da educação bonfinense.
Isso significa que a maioria esmagadora das crianças de Senhor do Bonfim não está adquirindo as habilidades básicas, não consegue ler textos curtos, frases e até mesmo palavras, ou seja, questões essenciais para seu desenvolvimento educacional e futuro.
Comparado com municípios vizinhos, a situação de Senhor do Bonfim é crítica. Campo Formoso, por exemplo, apresenta 36,8% de alunos alfabetizados, Pindobaçu 34,2%, Andorinha 33,0%, Antônio Gonçalves 32,6%, Jaguarari 30,6%, e Ponto Novo, com 23,2%, superam os índices de Bonfim. Apenas Filadélfia apresenta um resultado inferior, com 18,3% de alunos alfabetizados.
A gestão municipal precisa imediatamente assumir a sua responsabilidade e apresentar ações concretas para reverter esse quadro, investir na formação continuada de professores, na manutenção da infraestrutura escolar e recursos didáticos adequados. Nossas crianças merecem uma educação digna e de qualidade.
A falta de políticas eficazes e o descaso com a educação das nossas crianças refletem diretamente neste péssimo resultado. É inadmissível que Senhor do Bonfim esteja nesta situação.
Blog Elihoton Cajuhy
Nenhum comentário:
Postar um comentário