Um agricultor americano, dono de uma fazenda no estado de Kentucky, encontrou mais de 700 moedas raras que datam da época de Guerra Civil no país, entre 1861 a 1865. O valor total do tesouro é avaliado em R$ 18 milhões. A descoberta foi exibida no programa de TV "Kentucky Life".
O homem, cuja identidade foi preservada, contou que encontrou uma moeda brilhando no solo, quando começou a escavar. Entre as moedas encontradas, estavam exemplares de 1, 10 e 20 dólares, muito bem preservados. As descobertas mais valiosas são as "Double Eagles", modelo datado de 1863 e muito cobiçado por colecionadores.
— Eu nunca teria acreditado no que aconteceu depois. Coisas que só acontecem em sonhos — contou ele, que passou cerca de uma hora recolhendo as peças. — As moedas continuavam surgindo. Eu sabia que eram centenas.
O especialista em moedas raras Jeff Garrett foi responsável pela avaliação. Segundo ele, o contexto histórico e a importância das moedas encontradas as tornam muito valiosas.
— Quanto mais antiga e rara for uma moeda, maior será o seu valor no mercado — explicou.
Ainda não se sabe ao certo como o tesouro foi parar na propriedade. Uma teoria é de que um fazendeiro rico as enterrou para protegê-las. Outras possibilidade é de que o dinheiro tenha sido roubado e enterrado por alguém que pretendia voltar e resgatá-lo, mas não conseguiu.
O
Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário