Um motorista de carreta, de 53 anos, foi parar no hospital em estado grave com leptospirose após comer uma manga que pegou chão e descascou com a boca sem lavar. O g1 conversou com um nutricionista e doutor em Saúde Coletiva sobre os riscos de comer que estão em árvores ou caídas no chão e quais os cuidados necessários com a higienização de frutas, legumes e verduras antes do consumo.
A leptospirose, causada por bactérias do gênero leptospira, é geralmente transmitida pela urina de animais infectados, como roedores, e causou sérios danos em Roberto. Ele precisou passar por hemodiálise e foi informado que os órgãos tinham começado a falhar.
O nutricionista e coordenador do curso de Nutrição da Universidade Católica de Santos (UniSantos) Cezar Henrique de Azevedo explicou que o consumo de frutas, verduras e legumes sem higienização correta pode causar vários tipos de intoxicação, além da leptospirose.
Ele explicou que os alimentos podem ter tido contato com resíduo de urina ou de fezes de animais com a leptospira. "Quando a pessoa consome a fruta não higienizada, contrai essa bactéria, que pode causar desarranjos intestinais graves com náuseas, vômitos e diarreias", disse.
Segundo o especialista, pesticidas agrícolas presentes nesses alimentos também podem causar intoxicação e até mesmo alergias. "Ainda mais se for consumida com casca".
Perigo ao consumir do chão
Azevedo afirmou que não tem risco de consumir fruta diretamente do pé, desde que ela não tenha marcas de bicada ou perfurações, em especial a manga, pois roedores não sobem no pé de mangueira. "É uma fruta que cai com facilidade, eles não precisam ter o trabalho de subir porque já está no chão".
O nutricionista ressaltou que é um problema pegá-las direto do chão e consumi-las sem higienização. "Muito provavelmente o rato no momento da refeição acabou urinando em cima de algumas ou em uma área e a manga caiu por cima".
Casca é proteção
Azevedo explicou que a contaminação não passa para a fruta, mas permanece apenas na casca, que tem papel de proteger o interior do alimento.
"A gente sempre precisa fazer uma boa higienização para retirar sujeiras, pesticidas e, principalmente, resíduos fecais ou de urina", disse.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário