As estatísticas em Salvador acompanham o resultado do Mapa da Violência 2011, pesquisa elaborada pelo Instituto Sangari (ONG que desenvolve metodologias e materiais educacionais de ciências) e divulgado em fevereiro deste ano. No caderno complementar Acidentes de Trânsito, o estudo mostra que, de 1998 a 2008, o número de mortes de motociclistas no Brasil cresceu 754%, pulando de 1.894 para 11.471.

O pesquisador Júlio Jacobo, responsável pelo caderno, destaca que o risco de um motociclista morrer no trânsito é 14 vezes maior do que o de um ocupante de automóvel. Segundo ele, o aumento de indústrias de ciclomotores, as facilidades de compra e os incentivos fiscais, a partir da década de 90, colocaram a motocicleta como uma saída para a falta de mobilidade urbana, sem que fosse feito um acompanhamento do crescimento desenfreado e suas possíveis consequências no trânsito.

O médico baiano e perito em acidentes de trânsito Eduardo Sampaio concorda, mas lembra que o principal causador dos acidentes continua sendo a imprudência. “O aumento da frota e das facilidades de compra evidentemente vão amortizar o tráfego e torná-lo mais caótico. Mas, se os motoristas fossem conscientes, os acidentes não seriam tão frequentes”, diz.

Veja dicas de como prevenir acidentes:

Capacete - O capacete é o mínimo que o motociclista deve usar ao sair na rua. É importante estar com sapato fechado

Faixa - Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a moto deve ocupar o mesmo espaço de um automóvel na pista

Buracos na pista - É necessário atenção redobrada aos buracos na pista, que podem desequilibrar facilmente os motociclistas

Chuvas - Evite andar debaixo de chuva. Pare e espere a chuva diminuir para seguir adiante

Pontoego - Mantenha o farol dianteiro ligado enquanto estiver pilotando para evitar não ser visto ao passar por um ponto cego do retrovisor dos motoristas de veículos de quatro rodas

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