Há 50 anos, Mirangaba era apenas um distrito do município de Saúde. Mas o pequeno povoado floresceu e se transformou em um município próspero, de uma beleza natural ímpar, com um povo alegre e hospitaleiro, que a cada dia cresce e vem atraindo mais e mais pessoas para essa terra, que tem projetado sua cultura, sua arte e sua gente para todos os cantos do mundo.

A emancipação aconteceu no dia 24 de novembro de 1961 através da Lei Estadual 1559. Banhado pelos rios Preto e Branco, o município está localizado na região do Piemonte da Diamantina. Apesar do cultivo do alho e da banana, a pecuária é a principal atividade econômica. Com um solo rico em minerais, o manganês é uma das riquezas do município. O padroeiro é São João Batista e toda a comunidade participa das manifestações religiosas. O São João também é comemorado intensamente pelos seus habitantes.

Um dos locais mais visitados em Mirangaba é a Gruta do Santo Antonio, localizado no distrito de Taquarendi. A milenar gruta está encravada nos morros cercada pela exuberância beleza natural, preservada com nova escadaria composta por 95 degraus totalmente iluminada para facilitar a visita dos turistas. A gruta possui pinturas rupestres e diversas atrações naturais.

Em mensagem divulgada à população, o prefeito Adilson Nascimento, que exerce seu segundo mandato, parabenizou a todos que “diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade”.

A data será comemorada com uma Feira Cultural, que vai reunir todas as secretarias de administração, além de artistas locais, manifestações religiosa, além um grande bolo que será servido em praça pública.

Notícia Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário