Acordo com China cria 5 mil vagas para estudantes brasileiros


Os governos brasileiro e chinês assinaram na quinta-feira (21), no Rio de Janeiro, um acordo para intercâmbio de estudantes do Programa Ciências sem Fronteiras. Cinco mil brasileiros serão beneficiados pelo acordo até 2015.


A assinatura do documento contou com participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Brasil, Jorge Guimarães. O acordo é uma parceria entre o China Scholarship Consil e a Capes.


O governo chinês oferecerá, anualmente, 250 bolsas de estudos e também vai isentar de mensalidade e taxa de matrícula 600 estudantes. As vagas estarão disponíveis em instituições que ofereçam aulas em inglês.


Serão oferecidas bolsas de estudos nas áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras – como engenharias, ciências da natureza e energia renováveis – para cursos de graduação, graduação-sanduíche e pós-graduação.
Acordo prevê criação de centros de cultura
Os dois países também firmaram parceria para a criação de um centro de cultura brasileira na China e um centro de cultura chinesa no Brasil – o primeiro na América Latina.
- Com isso, pretendemos estimular a difusão tanto da cultura dos dois países, quanto da língua - ressaltou Mercadante.
Outro acordo garante o desenvolvimento da pesquisa nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia, telecomunicações, oceanografia e proteção ambiental. Também está previsto, no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, acordo no setor aeroespacial para lançamento de dois satélites até o ano que vem.
Programa Ciências sem Fronteiras
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Os interessados podem checar oportunidades no site do programa.


extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário