Excesso de sal: o vilão da hipertensão continua sendo péssimo para a saúde
O alerta, já conhecido da maioria das pessoas, foi enfatizado por um estudo da Associação Americana do Coração e publicado no periódico Circulation. A novidade é que os pesquisadores idenficaram um círculo vicioso claro: pessoas que consomem muito sal comprometem suas veias e com isso ficam mais sujeitas aos problemas gerados pelo alto consumo de sódio, o que piora a saúde cada vez mais rapidamente. Eles chamaram isso de “círculo vicioso da amplificação do sódio” (tradução livre para o termo em inglês “sodium amplification loop“).
Pessoas com este tipo de problema – veias e artérias comprometidas – ficam cada vez mais propensas a desenvolver a hipertensão. O risco aumenta dia a dia, enquanto a dieta com excesso de sal for o padrão alimentar do indivíduo. “Nosso estudo reforça o fato de que o sal está ligado diretamente à pressão alta. Não há nada que indique que essa avaliação mudou”, diz John Forman, um dos autores da pesquisa e membro do corpo médico da Faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA.
Uma refeição com excesso de sal pode ser observada no organismo mesmo 24 horas após a ingestão de alimentos salgados. Ou seja, se após um dia o consumo for de alimentos com mais sal do que o indicado o sódio no organismo se acumula. Com isso, além de problemas circulatórios, os indivíduos ainda apresentam altos índices de ácido úrico no organismo e grandes quantidades de albumina na urina (indicativo de que as veias e artérias estão sendo comprometidas).
O estudo foi feito durante seis anos e meio e acompanhou mais de 870 indivíduos, avaliados para hipertensão e sem outros problemas de saúde, além da pressão alta. De acordo com os pesquisadores, pessoas de todas as idades, gêneros e ascendências são impactadas pelo excesso de sal. A revisão de estudos, como o feito pela equipe de Forman, é importante para indicar que determinados problemas são persistentes e que nenhuma outra hipótese contraria estes resultados. Sal em excesso faz mal e isto pode ser considerado um fato conclusivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário