IFBA e Torres Eólicas do Nordeste vão firmar convênio





O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), câmpus Jacobina, e a fábrica da Torres Eólicas do Nordeste (TEN), localizada na Serra do Tombador, no município, vão firmar convênio para a realização de estágios, visitas técnicas e palestras para os estudantes.
A parceria foi acertada na manhã de hoje (15), em reunião nas instalações da fábrica, que contou com a presença do diretor da planta industrial, Cassio Silva, do gerente administrativo, Anderson Pinho, do diretor do câmpus Jacobina, Epaminondas Macedo, e do professor do curso técnico em eletromecânica, Raimison de Assis.

Cassio explicou que o objetivo da nova fábrica é empregar mão de obra e recursos da própria região. “A gente tem buscado treinar trabalhadores de Jacobina para atuarem conosco. Por isso, contribuir com a formação dos estudantes do IFBA será muito bom para nós”, comentou o diretor da fábrica. Ele também falou sobre as perspectivas de crescimento da energia eólica no Brasil.
Epaminondas lembrou que, atualmente, os estudantes do câmpus necessitam se deslocar para indústrias de cidades distantes, a exemplo de Camaçari, para realizar visitas técnicas. “A proximidade com a TEN vai facilitar bastante a realização dessas visitas. Além disso, essa parceria vai melhorar as perspectivas dos nossos estudantes de acompanhar na prática o que aprendem em sala de aula”, explicou Epaminondas.

Além de participar da reunião, os representantes do IFBA conheceram as instalações da fábrica e acompanharam as fases do processo produtivo das torres. “Temos aqui máquinas que são originadas de países como Alemanha, Itália e Finlândia”, informou Anderson.

A fábrica possui cerca de 200 funcionário e está instalada em uma área de 140 mil metros quadrados. Atualmente, a capacidade de produção é de 200 torres de aço por ano.
 Cassio prevê que, com a futura construção de um parque eólico na região, outras fábricas poderão se instalar em Jacobina.
A TEN é a terceira unidade eólica do grupo na América Latina. A empresa possui uma fábrica em Camaçari e outra em Canoas (RS). 

Bahia Acontece, com informações ASCOM IFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário