.

BANNER MOTIVO3 728x90px

Agora a noite, moradores de Nova Lima, em Minas Gerais, são retirados de casa por causa de barragens da Vale

Barragem B3/B4 — Foto: Infográfico: Juliane Monteiro e Karina Almeida/G1

Desde o início da noite deste sábado cerca de 200 pessoas estão sendo retiradas de casa no município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em razão das barragens B3 e B4 da Vale, na Mina Mar Azul. Conforme nota dos bombeiros, uma "auditoria se negou a atestar segurança (do local), motivo pelo qual está ocorrendo a evacuação preventiva". Seguindo o protocolo, a sirene será acionada na região, pois o grau de risco pulou de 1 para 2.

De acordo com a Defesa Civil, auditores que fazem a leitura da barragem atestaram para instabilidade. Ela tem aproximadamente 3 milhões de m³ de rejeito. A estrutura é a montante, mesmo modelo das de Brumadinho e de Mariana.



Segundo os bombeiros, o plano de emergência prevê retirada de moradores de 49 casas. Elas ficam no distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, a 25 quilômetros de Belo Horizonte. Atualmente, a barragem está no nível 2, que determina a saída das pessoas. A sirene soou por volta das 20h20, de acordo com os moradores.

Em nota, a mineradora informou que "a decisão é uma medida preventiva e se dá após a revisão dos dados dos relatórios de análise de empresas especializadas contratadas para assessorar a Vale. Cabe ressaltar que a estrutura está inativa e essa iniciativa tem caráter preventivo". As pessoas serão acomodadas em hotéis da região.

Bahia Acontece, com informações de G1/gauchazh

Nenhum comentário:

Postar um comentário