Após time testar 14 jogadores com Covid-19, pressão faz Federação de SC cancelar rodada do estadual deste domingo


12/07/2020- Após a Chapecoense confirmar 14 casos positivos para a Covid-19, o Governo do Estado de Santa Catarina decidiu cancelar a partida do time do Oeste contra o Avaí, pelas quartas de final do Campeonato Catarinense.

A Superintendência de Vigilância em Saúde Estadual notificou os clubes Avaí e Chapecoense, além da Federação Catarinense de Futebol, neste sábado, 11, sobre a partida válida pelas quartas de final do campeonato catarinense, que ocorreria neste domingo, 12, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Com isso, a partida foi cancelada.

A medida levou em consideração o item XXXIII do artigo 8º da Portaria SES nº 466 de 6 de julho de 2020, que regulamenta as medidas sanitárias e o risco epidemiológico durante a pandemia do coronavírus.



" Uma das equipes teve 14 casos confirmados para Covid-19 e será necessário afastamento de todos os atletas para seguir as medidas necessárias de proteção. A Secretaria de Estado da Saúde segue atenta a qualquer avanço de transmissão e essas medidas são tomadas para resguardar a saúde de todos" disse a nota da secretaria.


Segundo o portal Engepluss,  as demais três partidas das quartas de finais do campeonato tinham sido mantidas, confirmadas para este domingo, 12, mas pouco tempo depois a Federação de Futebol (FCF) cancelou os jogos de volta das quartas de final do Campeonato Estadual. A pressão exercida pelo Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Santa Catarina em proteger os jogadores fez o presidente da FCF, Rubens Angelotti, voltar atrás na decisão de manter os outros jogos.

A retomada do Campeonato Catarinense foi autorizada pelo Governo de Santa Catarina no decreto publicado no dia 8 de julho, quase quatro meses após a paralisação em razão da pandemia de coronavírus – a última partida do certame ocorreu em 15 de março.

As recentes decisões da FCF acontece próximo a retomada do Campeonato Bahiano, marcada para o dia 22 de julho. A determinação da FBF tem encontrado resistência entre algumas equipes da competição, como a Juazeirense.  Em entrevista ao Bahia Notícias o presidente, Dep. Roberto Carlos, se posicionou contra o retorno do futebol nesse momento. "O maior motivo deles é que estamos em plena subida da pandemia no país, a contaminação, o número de mortes. A Juazeirense e os campeonatos estaduais não podem ser cobaias da CBF" disse o político. 

A posição mais enfática em contrário a retomada do Baiano vem do vice presidente Jacobina. Rafael Damasceno já declarou que irá a Justiça contra a decisão da FBF, e que prefere deixar que o time caia para segunda divisão em favor da vida. Em entrevista ao CORREIO, Rafael disse que o clube foi contra o retorno do estadual por entender que ainda não é o momento de retomar o futebol e que não tem condições de remontar o elenco e iniciar os treinos para jogar em um intervalo tão curto e por este motivo vai tentar adiar a volta da competição através dos meios judiciais. 


A cidade de Jacobina vive um momento de números crescentes de casos positivos de Covid-19. Com 241 casos positivos  o município entrou em toque de recolher neste sábado, 11.

Emerson Rocha / Bahia Acontece
Foto: Divulgação Chapecoense

Nenhum comentário:

Postar um comentário