Rui prorroga suspensão das aulas por mais 15 dias e anuncia testagem de estudantes, professores e funcionários de Jequié, Itabuna e Ilhéus


 

O governador Rui Costa anunciou, nesta quinta-feira (30), a prorrogação da suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas da Bahia por mais 15 dias, por causa da pandemia pelo novo Coronavírus. Rui também anunciou a testagem de todos os estudantes, professores e funcionários de 17 unidades escolares da rede estadual de ensino de Jequié, a partir de segunda-feira (3) até o dia 17 de agosto. O mesmo será feito, posteriormente, em Itabuna e Ilhéus, cidades com alto índices de contaminação. A testagem já foi feita nas escolas estaduais dos municípios de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca, como parte do protocolo de retomada do ano letivo.

 

“Os estudantes, professores e funcionários da rede estadual de Jequié devem ficar atentos, porque serão chamados em suas escolas, por ordem alfabética, para o teste, evitando aglomerações. E já falei com o secretário Jerônimo para, a partir de amanhã (sexta-feira, 31), mobilizar as prefeituras de Itabuna e Ilhéus, onde também iremos iniciar a testagem para o Coronavírus. Como estamos fazendo um planejamento de retomada das aulas, queremos ver qual o perfil do que aconteceu com os estudantes, professores e funcionários nesse período. Ou seja, queremos identificar quantos já tiveram a Covid e quantos estão neste momento infectados”. 

 

Ao todo, serão testados, em Jequié, 10.771 pessoas, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, de 13 colégios estaduais e quatro anexos. A testagem será das 8h às 17h. Primeiro serão testados, na segunda (3) e terça-feira (4), professores e funcionários. A partir da quarta-feira (5), serão testados os estudantes, que devem esperar o comunicado da escola para se dirigirem até a escola com hora marcada. A testagem será feita por equipes do Núcleo de Ações Estratégicas para o Controle do Coronavírus da Secretaria Municipal de Jequié, com o acompanhamento dos gestores escolares, das equipes técnicas da SEC, do Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE 22) e do Núcleo Regional de Saúde. Em Itabuna e Ilhéus as datas das testagens serão divulgadas posteriormente.

 

Na oportunidade, o governador também respondeu à pergunta da estudante Noemi Santana, 14 anos, do Colégio Estadual Pinto de Aguiar. Neomi falou sobre a saudade dos colegas e da escola e questionou o governador sobre a retomada do ano letivo 2020 e Rui respondeu: “Eu também estou ansioso para ver a vida voltar ao normal, os estudantes voltarem para a escolas, mas temos que fazer este retorno com segurança. Estamos fazendo todo o planejamento, tanto na infraestrutura da escola como no educacional, e, em breve, vamos anunciá-lo. Vamos fazer um ordenamento pedagógico com um conteúdo, inclusive, através da internet e, por isso, estamos colocando banda larga em todas as escolas da rede, que terão, no mínimo, 50 megas instalados. Tem uma série de novidades que iremos anunciar em um programa especial de retomada das aulas”.

 

O governador também falou sobre a inauguração, ainda neste mês de agosto,  do novo Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, no distrito de Lage dos Negros, em Campo Formoso. A escola é dotada de ampla infraestrutura. Com mais de 600 estudantes, o prédio vai disponibilizar campo de futebol society, quadra coberta, laboratórios e auditório, cuja estrutura poderá ser compartilhada com a população para eventos esportivos e culturais. Lage dos Negros reúne 24 comunidades remanescentes de quilombos, denominadas pelos quilombolas de povoados, e que são certificadas pela Fundação Cultural Palmares.


FOTO: Camila Souza GOV/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário