A 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA) começa na próxima segunda-feira (13), com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas”. Em formato virtual, a FECIBA será realizada até sexta-feira (17). Durante toda a semana, serão apresentados 164 projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino no âmbito do Programa Ciência na Escola, que estimula o fazer ciência em sala de aula. A abertura da FECIBA será, às 8h, no auditório da SEC, com transmissão pelo canal do Youtube da Educação (https://bit.ly/3pL0mwa), com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Dentre os convidados estão Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado; Tereza Cristina Paim, secretária de Saúde do Estado; Fabya Reis, secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado; Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado; Marilda Gonçalves, diretora do Instituto Gonçalo Moniz da FIOCRUZ; e Jailson Bittencourt de Andrade, da Academia de Ciências da Bahia.
https://bit.ly/31Mpaf4) e, no período da tarde, pelo Canal do Youtube do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (https://bit.ly/3GvTBoQ). O coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre a importância da FECIBA. “A FECIBA é uma das maiores feiras de ciências do país e o formato virtual é necessário diante dos cuidados que envolvem a prevenção da COVID-19. Teremos momentos valiosos para ampliar a mobilização e a participação dos nossos professores e estudantes em torno da popularização e interiorização da ciência na Educação Básica. Estes cinco dias de evento também serão para celebrar a educação pública, a vida, a inventividade dos estudantes e o compromisso dos educadores com a iniciação científica”, destacou. Acesse a programação completa no endereço https://bit.ly/30a1mBl.
Ainda na abertura, estudantes da rede estadual irão apresentar os projetos “A importância da implementação de sistema de resfriamento evaporativo nas escolas em tempos de pandemia: um estudo de caso no Complexo Integrado de Educação de Caetité”; “Eu sou Sócia da Coelba?” e “Produção de inseticida a partir da folha da mandioca (manihot esculenta). A programação da FECIBA conta, ainda, com palestras, apresentações culturais e avaliação e certificação de projetos. De 14 a 17, a programação, pela manhã, será transmitida pelo canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (--Foto: Claudionor Jr / SECBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário