Assim como todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Riachão do Jacuípe, a Nelson Pessoa, no bairro Alto do Cruzeiro, também passou por reforma e ganhou arte e muitas cores em sua murada. A diferença é que na Nelson, além de figuras do universo infantil, homenageou o cantor e rapper mais famoso do Brasil, Mano Brown, descendente de familiares residentes no bairro.
Mano Brown é dos Soares, família muito conhecida na cidade. Ele é filho de Dona Ana Soares, sobrinha de Dona Bernadete Soares, mais conhecida por Xéa, uma das lavadeiras e marisqueiras mais conhecidas da região ribeirinha do Rio Jacuípe, e moradora do bairro Alto do Cruzeiro.
Mano Brown nasceu e se criou em São Paulo, mas sempre visitou o município acompanhado de dona Ana, a sua mãe. Dona Ana e dona Bernadete já faleceram, porém Brown conta com tios e primos de primeiro grau espalhados pelo bairro e por toda a cidade.
“Ele tem um vínculo afetivo com o bairro, sempre que pode visita os parentes. Da última vez andou todo o bairro. Eu mesmo o presenciei aconselhando a criançada a estudar e mudarem a realidade do nosso bairro”, disse Cristina de Jesus, moradora do Alto do Cruzeiro.
“Eu achei muito bonita a pintura no muro. Não sabia quem era, quando perguntei me disseram de quem era filho e sobrinho, aí eu logo lembrei e achei bom demais. É gente daqui mesmo”, disse dona Luiza da Silva, moradora do bairro há mais de 50 anos.
Mano Brown continua residindo em São Paulo e é considerado um ícone do rapper brasileiro, e reconhecido internacionalmente.
Ascom – Prefeitura de Riachão do Jacuípe / Foto: Anderson dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário