Jacaré-açu de 4.5 MT e quase 300 kg é encontrado em porto de Manaus


Jacaré tem aproximadamente 4,5 m e foi encontrado nas proximidades do Porto do Ceasa, em Manaus (Foto: Camila Henriques/G1)

Um jacaré de aproximadamente 4,5 m de comprimento foi capturado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta terça-feira (20), no Porto do Ceasa, Zona Leste de Manaus. De acordo a Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), o animal foi encontrado a 75 metros da orla por um piloto de voadeira, que o amarrou e acionou os bombeiros.
Após a captura, o jacaré foi levado pela plataforma do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) até a sede do Instituto Nacional de Pesquisa (Inpa), no Japiim, Zona Sul, onde passou por avaliação.


Bombeiro desamarra animal ao chegar na sede do Inpa, na Zona Sul de Manaus. Jacaré deve ficar em recinto próprio para a espécie, sob responsabilidade dos veterinários do instituto.  (Foto: Camila Henriques/G1)
O veterinário do Inpa Anselmo Fonseca afirmou ao G1 que o jacaré será levado ao lago artificial do Instituto. "Devemos ficar com ele, mas acredito que outros lugares que abrigam bichos, como o Cigs, também tenham interesse. A princípio, vamos deixá-lo em um recinto fechado aqui na sede", revelou.
Ainda segundo o veterinário do Inpa, o animal é um macho da espécie jacaré-açu. "Ele tem aproximadamente 50 anos e entre 250 e 300 kg", disse. Ele está bem, mas um pouco magro. Agora, vamos ter que soltá-lo, porque um animal desses deve estar estressado e pode entrar em choque por causa do calor ", acrescentou.
Segundo veterinário que atendeu o animal, ele tem entre 250 e 300 kg, e aproximadamente 50 anos de idade. (Foto: Camila Henriques/G1)
Um dos responsáveis pela captura do jacaré, o capitão Hellinton Silva, do Corpo de Bombeiros, destacou que ocorrências desse tipo são comuns no Porto do Ceasa. "É normal encontrarmos animais lá, mas desse tamanho é mais difícil", disse.
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário