UNEB REALIZA MANIFESTO CONTRA CORTE DO GOVERNO NO "PIBID"



Professores e alunos do Campus 4 da UNEB de Jacobina realizaram uma manifestação na manhã desta terça contra o corte anunciado pelo Governo Federal no   PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O protesto ocorreu no auditório da instituição e contou com a presença de alunos dos cursos de inglês, letras vernáculas, educação física e interdisciplinar, além de alunos que não são beneficiados pelo programa mas são solidários a causa.


O PIBID oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, aproximando  universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira. Criado em 2013, a proposta inicial era de que o programa programa tivesse duração de quatro anos, com perspectiva de prorrogação por mais quatro. No entanto, apenas dois anos após sua criação, o Governo Federal anuncia um corte de 50% na verba do programa de forma inesperada, pegando 85 mil bolsistas de surpresa. Os cortes começarão a ocorrer a partir do início de março, e gradativamente outros cortes ocorrerão, até que o projeto seja extinto. A previsão é que, logo de cara, o numero de bolsista caia para 50.000 alunos, e a partir daí, os alunos que completares os 24 meses e deixarem o programa, a bolsa seja imediatamente extinta, ao invés de outro aluno ser beneficiado com a bolsa, como era previsto antes.

Em Jacobina cerca de 130 alunos recebem R$ 400,00 mensais do programa. Segundo o Professor de inglês José Carlos Félix, Doutor em teoria literária e um dos coordenadores do programa, a situação é muito séria, pois alguns alunos tem na bolsa sua única fonte de renda, e a sua interrupção pode significar para o aluno a  impossibilidade da continuação de sua vida acadêmica, " Muitos alunos já testemunharam pra nós que se confirmado o corte da bolsa, não terão como arcar com o custo do transporte, a xerox de livros e até mesmo a alimentação", relatou o professor. Ainda segundo o educador, a manifestação acontece também em todos os departamentos onde o projeto existe e a idéia e realizar uma manifestação dia 24 de março em Salvador, havendo também a possibilidade de uma manifestação em Brasília, na sede do Ministério da Educação, em data ainda a ser definida. Ao final da manifestação em Jacobina , foi emitida uma carta aberta a população explicando os motivos do manifesto.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA CARTA

Carta à População de Jacobina e Região.

Ref.: PIBID –

PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Corte de verba por parte do governo federal (Extinção do Programa).

Prezados Senhores:

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de professores para a educação básica (Ensino Fundamental e Médio), vinculado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal), que é uma fundação do Ministério da Educação).

O PIBID oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira. Para assegurar os resultados educacionais, os bolsistas são orientados por coordenadores de área – Professores Universitários - e por supervisores – Professores das escolas públicas que recebem os subprojetos.

A CAPES anunciou que haverá um corte, já no mês de março deste ano, de, pelo menos, 50% do programa, o que representa, em termos de UNEB (Estado da Bahia), aproximadamente 890 bolsistas. Esse corte não será seguido de reposição, mas de novos cortes, até que, acredita-se, o programa seja extinto.

De acordo com alguns alunos universitários, que fazem parte do projeto, o programa tem sido essencial como suporte para a melhoria da qualidade do ensino, pois influencia diretamente na formação como futuros professores.

Testemunhos:

De acordo com alguns deles, como ... o programa não contribui apenas para a formação intelectual, como, também, tem um grande impacto social, pois alguns alunos podem abrir mão de fazer atividades extras, não ligadas à sua formação, para se sustentarem, dedicando-se mais aos estudos e a prática das teorias que aprendem...

Supervisores:

Regivânia (Escola Padre Alfredo Hassler)

O projeto é de fundamental importância, pois estabelece-se um vínculo com a Universidade, garantindo ao professor da educação básica a sua formação contínua. O

professor da escola cresce junto com os alunos bolsistas ID. Houve nas escolas melhoria do índice, as notas melhoraram, os alunos participam mais das atividades.

Alciene (Escola Padre Alfredo Hassler)

É indiscutível a contribuição do progrma. Isso pode ser percebido na vivência escolar, na troca de experiências estabelecidas entre bolsistas ID e bolsitas de supervisão, bem como no auxílio do desenvolvimento das atividades em sala de aula. Sabemos que a universidade não forma professor, é a experiência docente quem promove essa formação.

Vanessa (Escola Padre Alfredo Hassler)

São muitos os benefícios para a escola. Todos lamentam a perda do programa. Além disso é notório quando a gente recebe o aluno que passou pelo pibid e o que não participou. Evidencia-se uma autonomia no desenvolvimento das atividades desses bolsistas.

Coordenador de Área:

José Félix (Professor da UNEB).

É um retrocesso, pois a perspectiva da Capes seria de um fortalecimento e de ampliação do programa, visando uma aproximação maior entre a universidade e as escolas, mas o que está acontecendo é um “afogamento” do programa. O término do PIBID é extremamente prejudicial, pois interrompe o trabalho desenvolvido entre a universidade e as escolas públicas. A universidade tem se beneficiado, pois o bolsista, recebendo um auxílio financeiro, pode ir a uma escola e vivenciar as experiências docentes. Com a sua interrupção, a universidade perde esse canal. A perspectiva seria de ampliação para todas as universidades. As licenciaturas não têm recursos continuar estabelecendo um contato mais frequente com as escolas, o gov federal (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) tem por obrigação assumir essa responsabilidade na formação continuada das licenciaturas, em particular, e do ensino básico e superior.

Alunos:

Gleiciane

A gente deixa de dedicar nosso tempo para trabalhar, que deveria estar estudando. Com a entrada no programa dediquei o meu tempo ao estudo, acaba se tornando uma bolsa auxílio aos estudantes que não têm condição de se manter na universidade. É uma questão social, financeira. É um auxilio à nossa permanência na universidade. A gente fica sem saber o que fazer, acabando o programa, se eu só recebo esta bolsa. Além da produção acadêmica.

Taíse

Comecei na Uneb em 2013. Eu tive que escolher entre trabalhar ou estudar, pois meu curso é a tarde. Quando eu decidi estudar, tivemos dificuldades financeiras, pois a renda familiar diminuiu. Em 2014 surgiu a possibilidade do Pibid, uma forma de estudar, ajudar em casa e ter experiências docentes.

O contato com alunos nos dá condições de aprender, vivenciar, agir no programa com flexibilidade. Garantia financeira de continuar da universidade. Todos trabalhamos em prol da nossa formação. Dá aos bolsistas condições de experimentarem situações

Além disso, possibilita a produção de trabalhos de conclusão de curso, a gente se interessa pela investigação, com o propósito de divulgar as nossas experiências vivenciadas nas escolas

Andréa ( Bolsista ID – Língua Portuguesa)

Era uma lacuna que existia entre a teoria e apratica. No estágio, a gente visualiza algo que não consegue desenvolver. O PIBID nos colocou na escola, experimentando aquela realidade. A preparação, a vivência em sala de aula foi fundamental, inclusive para o estágio supervisionado.

A bolsa conseguiu ajudar, inclusive , a pagar o transporte de alguns alunos que moram em outros municípios e precisam vir para a UNEB estudar.

Rosana (Subprojeto Letras-Língua Portuguesa):

Forma o professor pesquisador, a gente discute o que acontece em sala de aula, amparada por estudos teóricos. É uma perda do profissional professor e pesquisador na universidade.

Agradecemos pelo apoio a este movimento.

Coordenação PIBID – UNEB – Campus IV – Jacobina.

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