Jacobina recebe concerto inédito da Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina


A apresentação acontece no dia 29 de julho, na programação de aniversário da cidade

Com uma formação inédita e cerca de 80 jovens músicos, a Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina vai apresentar um concerto especial no aniversário da cidade de Jacobina, que completa 137 anos. O concerto é gratuito e acontece neste sábado, 29 de julho, a partir das 20h, na Praça da Matriz. Além da Orquestra, o público também poderá conferir a apresentação do grupo de percussão MultiFaces, de Salvador.

Os concertos são resultado do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, realizado por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A iniciativa prevê a formação e apresentações de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidades do estado: Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. As atividades integram as comemorações dos 10 anos do programa NEOJIBA.


A Orquestra do Piemonte da Diamantina é formada por crianças e jovens dos nove aos 24 anos, alunos e músicos da Filarmônica 2 de Janeiro, da Filarmônica Juvenil Rio do Ouro e do PROJART - Projeto Arte de Tocar, de Jacobina, e da Filarmônica 10 de Junho, de Mundo Novo. Para se preparar para a apresentação, o grupo participou desde outubro de 2016 de oficinas de técnica instrumental e de ensaios ministrados por jovens multiplicadores do NEOJIBA.

Composta por instrumentos de sopro e percussão, a Orquestra tem um repertório original de bandas sinfônicas, a exemplo tema de “Piratas do Caribe”, de Klaus Badelt. O maestro Orlando Afanador Perez destaca a importância deste trabalho de formação de uma orquestra regional com diferentes grupos e projetos musicais e sociais. “Conseguimos juntar em um mesmo grupo três dos principais programas de música de Jacobina. São instituições que têm se preocupado em formar crianças nessa arte da música, e o que fizemos foi plantar uma semente para que o trabalho continue”, conta o maestro. “Este tipo de atividade pedagógica deixa uma experiência tanto para os alunos quanto para nós músicos na parte de aprendizado e troca de experiência”, completa.

O projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. No Território do Piemonte da Diamantina conta com a parceria da Filarmônica 2 de Janeiro, Filarmônica 10 de Junho, Filarmônica Juvenil Rio do Ouro, PROJART - Projeto Arte de Tocar e Prefeitura Municipal de Jacobina.

Sobre o MultiFaces
O MultiFaces foi criado em 2016 e busca difundir a música percussiva na Bahia e no país. Unido ao som da percussão, o grupo apresenta um espetáculo encenado, com histórias e personagens. O MultiFaces é formado pelos músicos Aquim Sacramento, David Martins, Fábio Santos e Rogério Lima.

Caravanas Pedagógicas
Iniciado em outubro de 2016, o projeto das Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

Serviço
Concertos da Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina e grupo de percussão MultiFaces
Dia 29 de julho (sábado), às 20h, gratuito
Jacobina
Praça da Matriz

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro. 

-- 
Maria Clara Lima
Assessoria de comunicação
Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário