Alerta: Crianças morrem após serem picadas por escorpião no interior de SP

Já viu um escorpião-amarelo?


Um menino e uma menina, ambos de nove anos, morreram no último fim de semana após serem picados por escorpiões no interior paulista.

O caso da menina ocorreu no sábado (24), em Bariri. Já o do garotinho em Araçatuba, no domingo (25). Pablo Henrique Araujo dormia na casa da avó, quando acordou, na madrugada, reclamando de dores no ouvido. Ele recebeu o primeiro atendimento no Pronto Socorro Municipal e foi transferido para a Santa Casa da cidade.

Como o estado de saúde era grave, ele foi internado na UTI, mas não resistiu.



Pablo é a segunda criança que morre em Araçatuba após picada de escorpião este ano. Em abril, Priscila Claudenícia de Oliveira Silva também foi picada quando brincava na casa da avó e não resistiu.

Dados divulgados pelo município indicam que 1.036 pessoas foram picadas por escorpiões na cidade desde o início do ano. Óbitos também foram registrados em outras cidades paulistas como Ourinhos, Sumaré, Barra Bonita e Bauru.

Pesquisas revelam que os relatos sobre o aparecimento de escorpiões próximos às casas costumam aumentar a partir de setembro. Isso porque o tempo úmido e quente é mais propício para a proliferação do aracnídeo.  Assim, a quantidade de escorpiões começa a aumentar, até chegar ao ápice no verão. 

CUIDADOS E PREVENÇÕES;

Onde vive, o que come, quando sai para caçar? O escorpião é um aracnídeo que se adaptou muito bem ao ambiente urbano carente de infraestrutura de esgoto e saneamento básico - como bairros das periferias das grandes cidades. Isso porque o alimento dele é a barata. Para evitar a presença do escorpião, a melhor recomendação é manter o ambiente do entorno da casa sempre limpo e fazer a manutenção da caixa de esgoto e da caixa de gordura. O escorpião fica entocado durante o dia e sai para caçar à noite... -


Bahia Acontece, via  noticias.uol.com.br / Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário