Juazeiro: Comércio abrirá as portas a partir de 1° de junho





Em reunião no Paço Municipal na manhã de hoje (28), com a participação de entidades do comércio, como CDL, Sebrae, Sindilojas e sindicato, ficou definida a reabertura do comércio de Juazeiro-BA, em três fases distintas.

1° FASE 01 DE JUNHO DE 2020

Lojas em geral, óticas, produtos naturais e outros estabelecimentos de áreas não essenciais poderão funcionar das 8 às 18h, a partir de 19 de junho, de segunda a sexta-feira - exceto feriados.




CRITÉRIOS DE FUNCIONAMENTO


Limitação no número de pessoas em cada estabelecimento e distanciamento em filas (demarcação de posicionamento das pessoas de 2 em 2 metros);

- Uso obrigatório de máscaras e álcool em gel para funcionários e clientes em todos os estabelecimentos;

- Todas as lojas e empreendimentos comerciais devem autorizar a permanência de, no máximo, um cliente para cada 12,5 metros quadrados do imóvel;

- Proibição de consumo de produtos no interior das lojas;

- Aferição de temperatura na entrada das lojas.

Presidente da CDL, Murilo Matos, falando no encontro que definiu o Plano de Reabertura do Comércio de Juazeiro.

Apenas empresas com até quatro funcionários poderão trabalhar com 100% do pessoal. Para as lojas com cinco funcionários em diante, são exigidos rodízios do efetivo, que variam de acordo com o tamanho da empresa. Para o caso das lojas que possuam entre 10 e 20 funcionários, efetivo de 50% por dia, entre 21 e 49, 40% do efetivo. A partir de 50 funcionários, no máximo, 30% do efetivo.

Pessoas acima de 60 anos e crianças abaixo dos 12 anos de idade não poderão frequentar esses estabelecimentos. Eles deverão orientar, através de cartazes, que portadores de doenças crônicas também não deverão frequentá-los no período da pandemia.

2 FASE 15 DE JUNHO DE 2020

Feiras, mercados, salões de beleza e barbearia, funcionarão no horário comercial convencional. Shopping's abrirão de 12h às 20h e galerias no horário comercial.

Os shoppings e galerias deverão seguir, em suas lojas, os mesmos critérios de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel estabelecidos para o comércio de rua.

O controle da temperatura deverá ser feito na entrada desses estabelecimentos. Pessoas acima de 60 anos e crianças abaixo de 12 anos de idade não poderão frequentá-los, cartazes deverão orientar que portadores de doenças crônicas também não devem acessar esses estabelecimentos no período da pandemia.

30 FASE 29 DE JUNHO DE 2020

Prefeito Paulo Bomfim informa o Plano de Reabertura do comércio de Juazeiro ao lado de Murilo Matos, presidente da CDL

- Academias de ginástica, restaurantes, bares e lanchonetes funcionarão nos horários comerciais.

- Bares e restaurantes deverão funcionar com, no máximo, 30% da ocupação de mesas e cadeiras, controlando o distanciamento minimo de 2 metros entre as mesas.

- As academias de ginástica deverão funcionar também fazendo controle de temperatura no acesso, permissão de ocupação de apenas 30% da sua capacidade, higienização permanente dos equipamentos, exigência do uso de máscaras e luvas pelos profissionais e frequentadores.

Obs.: Permanece proibida a aglomeração de pessoas em praças e parques, além de eventos públicos ou particulares.

O QUE NÃO PODE FUNCIONAR:

- Casa noturnas, boates e similares,

-Teatros, cinemas e demais casas de evento;

Clubes, associações recreativas e afins, áreas comuns, playground, complexos de lazer, pista de skate e complexos esportivos;

- Aulas presenciais.

TOQUE DE RECOLHER

- O período de vigência do toque de recolher será ampliado até 14 de junho;

- Será feita a fiscalização dos critérios exigidos para reabertura, inclusive com apoio das entidades do comércio.

Para o presidente da CDL, Murilo Matos, "É imprescindível que todos hajam de acordo com o PLANO DE RETOMADA DO COMÉRCIO, porque a manutenção do funcionamento está condicionada aos indicadores de avanço da pandemia na cidade e os percentuais de ocupação de leitos. Ficou decidido que o atingimento de 70% dos leitos desencadeará reavaliação deste Plano. Contamos com o comprometimento de todos:

dirigentes, lojistas, comerciários, clientes e o povo em geral", disse Murilo Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário