História: Fortes de Salvador podem virar Patrimônio Mundial pela Unesco

 


 Cinco fortes históricos de Salvador, capital da Bahia, foram indicados para concorrer ao título de Patrimônio Mundial pela Unesco, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Selecionados junto a outras 14 fortificações brasileiras, os fortes Santa Maria, São Diogo, São Marcelo, Santo Antônio da Barra (o Farol da Barra) e Nossa Senhora de Monte Serrat compõem o Conjunto de Fortificações do Brasil.

As outras 14 construções fortificadas que foram selecionadas estão situadas em municípios do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Campo Grande, Amapá e Rondônia.


Segundo o diretor de Departamento de Articulação e Fomento do Iphan e coordenador da proposta, Marcelo Brito, afirmou em nota, divulgada pela Prefeitura Municipal de Salvador, a escolha dos equipamentos é resultado de um estudo que começou em 2008 e tem como argumento principal a importância dos Fortes para a construção do país, considerando sua relevância na delimitação das fronteiras, da defesa da Costa e da fundação das capitais.

CONHEÇA OS FORTES DE SALVADOR

Forte Santa Maria

Erguido em 1614 e reconstruído em alvenaria de pedra e cal, em 1696, esse forte fica no Porto da Barra, no bairro da Barra.






Forte Santa Maria, em Salvador, capital da Bahia (foto: Prefeitura de Salvador/Divulgação)

Foi ali que, em defesa do porto Vila Velha, foi rechaçado o assalto das forças neerlandesas comandadas pelo Conde Maurício de Nassau, em 1638.

Forte São Diogo

Forte São Diogo, na Praia do Porto da Barra, em Salvador (foto: Prefeitura Municipal de Salvador/Divulgação)

Embora tenha sido inaugurada em 1722, essa construção foi erguida entre 1609 e 1613.

Localizado ao lado direito da Praia do Porto da Barra, onde se impedia o desembarque de inimigos no acesso ao sul de Salvador, o forte abriga, atualmente, o espaço Carybé de Artes.  

Forte São Marcelo

Forte São Marcelo, em Salvador (foto: Turismo Bahia/Flickr-Creative Commons)

Popularmente, conhecido como Forte do Mar, devido à sua localização na Baía de Todos-os-Santos, o Forte São Marcelo foi um dos mais importantes pontos de proteção do porto.

O local serviu como prisão de personagens históricos, como o líder da Revolta dos Alfaiates, Cipriano Barata, e o general farroupilha Bento Gonçalves.

A construção fica em frente ao cais e ao Mercado Modelo, em Salvador. Mas, segundo o departamento oficial de turismo da Bahia,, a atração está, temporariamente, fechada para visitação.

Forte Santo Antônio da Barra



Forte Santo Antônio da Barra, em Salvador, na Bahia (foto: Prefeitura Municipal de Salvador/Divulgação)

Esse famoso cartão postal da capital baiana, conhecido também como Farol da Barra, foi erguido em 1534, e é considerado a mais antiga edificação militar do Brasil.


A obra é o primeiro farol do Brasil e o mais antigo da América do Sul, construído após o naufrágio de várias embarcações na região.


Forte Nossa Senhora de Monte Serrat

Palco de uma das vistas mais belas do pôr do sol soteropolitano, esse forte fica na rua da Boa Viagem, na Ponta de Monte Serrat.

O local é considerado uma das melhores obras militares do Brasil Colônia, devido ao grande poder ofensivo, entre 1591 e 1602, além de ter impedido o desembarque dos holandeses em 1624. 

Fonte: Viagem em Pauta


Nenhum comentário:

Postar um comentário