.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

JACOBINA: POPULAÇÃO COBRA INVESTIGAÇÃO SOBRE SÉRIE DE TREMORES DE TERRA. MINERADORA EMITE NOTA GARANTINDO SEGURANÇA DE BARRAGENS

 


Com os recentes tremores de terra registrados em Jacobina nos últimos dias, em especial nesta quinta, 13, muitos moradores da cidade manifestaram preocupação com a segurança da barragem de rejeito da Mineradora Yamana Gold. Alguns, em contato com nossa redação argumentaram que a situação e realmente delicada, pois além de tudo, tais abalos somam-se as recentes chuvas que caíram na cidade e pode ter elevado o nível das águas no barramento. Há registro de pessoas que sentiram os tremores por moradores da zona rural, em especial áreas próximas a sede da mineradora.

Há uma preocupação geral que estes tremores, que a cada dia se tornam mais recorrentes, tenham haver com detonações promovidas com a extração aurífera, e pedem que novas fiscalizações sejam promovidas pelos órgãos responsáveis para apurar tal situação, antes que um mal maior ocorra.

Não indiferente a situação, a empresa emitiu uma nota a imprensa garantindo que não foram detectadas anomalias nas barragens de rejeito.


CONFIRA


Jacobina Mineração/Yamana Gold - JMC tomou ciência, através do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), sobre os eventos sísmicos ocorridos esta semana em Jacobina. Importante lembrar que a JMC segue realizando monitoramento regular e inspeções diárias das suas barragens. Estas atividades são realizadas por equipes especializadas. Após inspeções geotécnicas realizadas nas barragens hoje (13/1), não foram identificadas anomalias ou alterações em decorrência dos eventos sísmicos ocorridos. A avaliação dos instrumentos de monitoramento também não indicou alterações e continuam com leituras normais.

As barragens continuam seguras, operando normalmente e com declaração de condição de estabilidade validada junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário