Com os recentes tremores de terra registrados em Jacobina nos últimos dias, em especial nesta quinta, 13, muitos moradores da cidade manifestaram preocupação com a segurança da barragem de rejeito da Mineradora Yamana Gold. Alguns, em contato com nossa redação argumentaram que a situação e realmente delicada, pois além de tudo, tais abalos somam-se as recentes chuvas que caíram na cidade e pode ter elevado o nível das águas no barramento. Há registro de pessoas que sentiram os tremores por moradores da zona rural, em especial áreas próximas a sede da mineradora.
Há uma preocupação geral que estes tremores, que a cada dia se tornam mais recorrentes, tenham haver com detonações promovidas com a extração aurífera, e pedem que novas fiscalizações sejam promovidas pelos órgãos responsáveis para apurar tal situação, antes que um mal maior ocorra.
Não indiferente a situação, a empresa emitiu uma nota a imprensa garantindo que não foram detectadas anomalias nas barragens de rejeito.
CONFIRA
A Jacobina Mineração/Yamana Gold - JMC tomou ciência, através do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), sobre os eventos sísmicos ocorridos esta semana em Jacobina. Importante lembrar que a JMC segue realizando monitoramento regular e inspeções diárias das suas barragens. Estas atividades são realizadas por equipes especializadas. Após inspeções geotécnicas realizadas nas barragens hoje (13/1), não foram identificadas anomalias ou alterações em decorrência dos eventos sísmicos ocorridos. A avaliação dos instrumentos de monitoramento também não indicou alterações e continuam com leituras normais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário