Estudantes do Campus Jacobina do IFBA conquistam premiações na OBMEP 2021

 


10 estudantes do Campus Jacobina do IFBA conquistaram premiações na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - 16ª edição. Além de medalha de bronze, nove menções honrosas compõem a lista de conquistas. 

A 1ª fase da competição ocorreu em julho de 2021, de maneira virtual, e envolveu discentes de todos os cursos técnicos integrados do campus, que resolveram prova objetiva composta por 20 questões. A 2ª etapa, para a qual se classificaram 31 alunos, consistiu na aplicação presencial de prova discursiva, contendo seis (6) questões.

Confira, abaixo, a lista dos estudantes premiados:


ADRIEL DE ALMEIDA SILVA – Menção HonrosaALANA VIRGINIA FREIRE SILVA DE ALMEIDA – Menção HonrosaARTHUR FELIPE MAIA COELHO – Medalha de BronzeCARLOS HEINRICH SARMENTO SCHLEU – Menção HonrosaGIOVANNI AMORIM DE A BIONDI LIMA – Menção HonrosaJOÃO VICTOR SANTANA COELHO – Menção HonrosaMAURÍLIO MIRANDA LAGO – Menção HonrosaMISIA AITHANA RIBEIRO NASCIMENTO – Menção HonrosaPABLO UILQUER DE CERQUEIRA LISBOA – Menção HonrosaPATRIC JORGE SANTOS DO NASCIMENTO – Menção Honrosa

Fique por Dentro

Na edição 2018, o Campus Jacobina conquistou duas medalhas de bronze em nível nacional. O resultado foi alcançado por Alan Barbosa (egresso de eletromecânica) e Felipe Torres (informática). Além deles, outros 11 alunos receberam menção honrosa. "A cada ano, os resultados conquistados por nossos discentes têm levado a melhores resultados na própria disciplina”, destaca o docente Ricardo Mesquita, mestre em matemática pura e coordenador local da OBMEP.

O jovem Alan, por exemplo, foi além. Devido ao rendimento na olimpíada, teve a oportunidade de participar do processo seletivo "Vagas Olímpicas 2019". Atualmente estuda Matemática na Universidade Federal da Bahia (UFBA), formação para o qual foi aprovado em primeiro lugar.

Desta vez o jovem Arthur poderá participar do Programa de Iniciação Científica Jr - PIC, por meio do qual receberá material didático e auxílio financeiro (bolsa mensal), a fim de ampliar conhecimentos no ramo da matemática.

Saiba Mais

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, envolve alunos do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio. Além disso, abarca uma série de iniciativas, a exemplo do Programa de Iniciação Científica e Mestrado, que oferece bolsas aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) para realizar estudos avançados na área simultaneamente com sua graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário