.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Após dias de calor recorde, Brasil tem alerta para tempestades



Depois do pico da onda de calor na quinta-feira (16), boa parte do Brasil deve ter fortes chuvas nos próximos dias. Nesta quinta, o Inmet emitiu um alerta de "perigo potencial" para tempestades para sete estados e o Distrito Federal.

De acordo com o Climatempo, os temporais devem seguir intensos no Sul e se espalhar para as demais regiões do país ao longo desta sexta-feira (17) e durante o fim de semana.

Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já vinham registrando altos acumulados de chuvas nos últimos dias, estão sob aviso de "grande perigo" por conta das tempestades. Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos por causa dos temporais.


Segundo o meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, Bruno Bainy, o ar seco dos últimos dias contribuiu para a manutenção do tempo estável e fez com que as temperaturas disparassem.


O que é o 'domo de calor', fenômeno por trás dos recordes de temperatura no Brasil

Os termômetros com marcas recordes da última semana são consequência da quarta onda de calor deste ano. Ainda que comum com a aproximação do verão, este ano o fenômeno foi intensificado por um El Niño considerado atípico e pelos efeitos do aquecimento global.


Com a entrada de gradual de umidade no país, criou-se um sistema que favorece o desenvolvimento de tempestades.


"Esse calorão em excesso que ocorreu foi potencializado pelos dias de maior estabilidade e serviu de combustível para esses temporais que a gente vem tendo desde a virada de terça para quarta", explica Bruno Brainy.

Temperaturas seguem altas

Apesar da previsão de tempestades, as temperaturas devem ter uma queda mais significativa somente a partir de domingo. Nesta sexta, algumas capitais ainda devem registrar temperaturas próximas aos 40°C, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.


Segundo a previsão do Climatempo, em Cuiabá, por exemplo, os termômetros podem chegar a 42°C. Já em Goiânia, a máxima prevista é de 39°C.



g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário