.

150 kb BANNER 728x90px EMBASA VAZAMENTO t2 (1)

Em Itiuba, tombamento de rochas provoca movimentação sísmica, a ponta laboratório

 



Através de informações da Defesa Civil da Bahia, o Laboratório Sismológico da UFRN registrou o tombamento de um bloco rochoso próximo à sede do município de Itiúba—BA no dia 07 de agosto de 2024, às 12h35 (hora local), na estação NBPN (localizada em Ponto Novo—BA), cerca de 40 km de distância do deslizamento. A estação faz parte da Rede Sismográfica Brasileira e é operada pelo LabSis/UFRN.

O evento teve uma magnitude preliminar de 0.5 MLv e seu registro mostra que uma rede sismográfica é capaz de monitorar, além de terremotos, a ocorrência deste tipo de tombamento e, em muitos casos, é o único registro instrumental que é disponível. Neste sentido, a sismologia pode também ser utilizada como ferramenta de assessoramento à Defesa Civil, pois pode-se usar o sinal sísmico para monitorar este tipo de ameaça geológica.


 


O LabSis/UFRN monitora continuamente a sismicidade natural e demais fenômenos de interesse da Defesa Civil em todo o Nordeste do Brasil. O LabSis/UFRN recebe apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário