.

BANNER INTERIOR 728X90 01 DINAMICO ANIM

Vídeo: voluntários ucranianos desenvolvem drones e derrubam equipamentos russos

 



Nem militares de Kiev, nem caças enviados pelo Ocidente. Um grupo de especialistas voluntários da Ucrânia reivindicou a derrubada de pelo menos cem drones russos no espaço aéreo ucraniano ao longo desta semana.

Um vídeo divulgado na quarta-feira (28) mostra equipamentos sendo abatidos por drones dos voluntários ucranianos. Veja abaixo.



O grupo, chamado "Wild Hornets" (Vespas Selvagens, na tradução livre) afirmam que desenvolveram drones capazes de abater alvos russos com o objetivo de impedir ataques em território ucraniano. O grupo é financiado por doações e envia equipamentos para militares.

De acordo com o próprio grupo, os drones criados viajam a até 160 km/h e podem carregar 2 kg de explosivos.




Os voluntários afirmam ainda que conseguem produzir drones com menor custo do que equipamentos militares, o que gera economia para Ucrânia e prejuízo para a Rússia. Segundo a revista "Forbes", o programa desenvolvido pelos "Vespas Selvagens" tem operando em escala na guerra e pode ter papel importante na ofensiva da Ucrânia contra o território russo de Kursk.



O grupo atua em meio a um novo capítulo na guerra da Ucrânia, que já dura dois anos e meio:

Por um lado, a Ucrânia lançou uma contra-ofensiva sem precedentes e invadiu, pela primeira vez, um território russo. Há semanas, militares de Kiev ocupam a região russa de Kursk, perto da fronteira com a Ucrânia, e vêm expandido a área que controlam por lá. A invasão pegou de surpresa o governo de Vladimir Putin, que readaptou os planos de guerra e convocou reservistas;

Por outro, a Rússia lançou nesta semana uma série de drones e mísseis às principais cidades da Ucrânia, como Kiev. Os ataques miraram, principalmente, instalações de infra-estrutura, como estações de fornecimento de água e energia. Nos anos anteriores, Moscou adotou a mesma estratégia, com o objetivo de afetar a infra-estrutura meses antes da chegada do inverno na região para desestabilizar grandes cidades ucranianas. Nesta sexta, um ataque a Kharkiv deixou quatro mortos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário