O final da tarde desta sexta-feira foi movimentado no espaço aéreo do Rio de Janeiro, com aeroportos fechados e a chegada imprevista de caças britânicos.
As aeronaves Eurofighter Typhoon da Royal Air Force, a Real Força Aérea do Reino Unido, declararam emergência próximo à costa brasileira. Aparentemente, os três caças de matrículas ZJ920, ZJ928 e ZJ942, estavam fazendo um translado para as Ilhas Falklands (Malvinas), visando reforçar a segurança para uma futura visita do Ministro de Estado das Forças Armadas, Luke Polland. No percurso pelo Oceano Atlântico tiveram problemas para realizar o abastecimento em voom e acabaram declarando emergência e pedindo pouso no Galeão.
Os caças estavam acompanhados de um Airbus A330-200MRTT (Voyager KC3) de matrícula ZZ334 e um Atlas C1 (Airbus A400M) de registro ZM417. Estes dois aviões têm função de reabastecimento em voo e muito provavelmente estavam acompanhando os Typhoon nos translados, para fornecimento de combustível na rota.
Todas as cinco aeronaves da RAF pousaram no Aeroporto Internacional do Galeão próximo das 16h, sendo que os caças Typhoon pousaram primeiro e foram acompanhados por caminhões de bombeiros de aeródromo, tendo estacionado no pátio da Base Aérea do Galeão.
Os três caças na pista do Galeão – Imagem: canal Aviation TV
Neste mesmo tempo, por se tratar de um pouso em emergência, o Galeão ficou parcialmente fechado, e por uma má coincidência, um avião Embraer E195-E1 da Azul teve problemas no Aeroporto Santos Dumont, ficando parado na pista e também impedindo o uso deste outro aeroporto carioca.
Com isso, várias aeronaves tiveram que fazer órbitas aguardando para pouso e outras precisaram esperar no pátio e pista de táxi para a decolagem, causando uma espécie de “congestionamento” em todo o espaço aéreo carioca por alguns minutos. Por volta das 16h20, as operações tanto no Galeão quanto no Santos Dumont já estavam sendo normalizadas.
Esta é a primeira vez que os caças Typhoon pousam no Brasil.
Canal AEROIN no Telegram. Conheça também
Nenhum comentário:
Postar um comentário