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GOVERNO VAI FAZER A CONCESSÃO DE DUAS DAS PRINCIPAIS RODOVIAS BAIANAS. A VIA BAHIA SERÁ OUTRO TIPO DE CONCESSÃO




O governo federal planeja conceder ao setor privado duas rodovias localizadas na Bahia, no segundo semestre de 2025.

A concessão será com contratos mais “enxutos”, com menos obrigações contratuais, menos investimentos, e prometendo um retorno mais rápido. O investimento será imediato, sem duplicações, com foco na recuperação da rodovia, com melhoria da pista e sinalização, além de eventual redesenho do traçado. Em alguns projetos, contudo, o governo estuda colocar “gatilhos” nos contratos para incluir investimentos adicionais de acordo com eventuais aumentos de tráfego.

As rodovias que serão concessionadas na Bahia são a BR 242 (vários lotes) e a BR 101 (vários lotes). Segundo informações preliminares, a BR 324, antiga Via Bahia, não está incluída nessa primeira etapa. No caso da Via Bahia, o Ministério dos Transportes informa que será uma concessão tradicional, pois tem fluxo que permite isso.


Nesse primeiro lote de concessões, outras rodovias nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina estão previstas.


Vale ressaltar que a diferença desse leilão para o tradicional é que este não prevê duplicação e grandes obras para melhorar a capacidade. “As rodovias que terão contratos enxutos não têm a necessidade disso, não têm tráfego para exigir a duplicação, então não preciso fazer esses investimentos”, explicou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro ao site G1.


A ideia é facilitar essas concessões e o prazo de concessão será menor em relação aos contratos convencionais. Por isso, as concessões estudadas para leilão em 2025 têm duas características em comum: são estradas com fluxo menor de veículos, mas com transporte de carga relevante



Bahia Economia

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