De janeiro até a 1ª quinzena deste mês, 10,33% das notificações extraídas tiveram essa motivação, índice que representa 6.171 condutores flagradas conduzindo veículos com o documento irregular ou sem esse documento.
A região campeã dessas autuações é a Delegacia de Simões Filho, que corresponde às BRs 324 e 101, com 1.995 autuações, seguida da Delegacia de Feira de Santana, que compreende a BR 116 norte e sul, com 1.301 autuações e da Delegacia de Eunápolis, que compreende as BRs 101 sul e 367 com 551 autuações.
A CNH, também conhecida como carta/carteira de motorista, carta/carteira de habilitação ou habilitação, é o nome dado ao documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres. Seu porte é obrigatório ao condutor de qualquer veículo desse tipo.
Somente ontem, a PRF flagrou, em Ribeira do Pombal, três pessoas dirigindo sem CNH. Duas delas envolveram-se em acidentes sem gravidades e a outra era um adolescente de 17 anos que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não tem permissão para dirigir. No último final de semana, sete jovens, com idades entre 15 e 19 anos, morreram após colidirem frontalmente com uma carreta na BR 324, município de Riachão de Jacuípe. O jovem que conduzia o veículo não era habilitado.
Além do risco iminente de provocar acidentes com vítimas graves e, muitas vezes, fatais, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 309, o condutor que for flagrado dirigindo sem a CNH estará gerando perigo de dano a outras pessoas e responderá por crime de trânsito com pena de detenção de seis meses a um ano, ou multa.
Polícia é Viola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário