ProUni abre inscrições nesta segunda, dia 13




As inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni) estarão abertas a partir dessa segunda (13/1) até a sexta-feira (17).
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, desde que bolsistas. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico.
Como é comum que os estudantes confundam o ProUni com o Sisu, elencamos abaixo as principais diferenças elencadas pelo professor Mateus Prado, especialista nos temas.

1. Qual a diferença entre o Prouni e o Sisu?

O Sisu seleciona para universidades públicas – universidades federais, institutos federais e algumas estaduais que fizeram a adesão. Qualquer pessoa, seja oriunda de escola particular ou pública, pode concorrer ao Sisu. O Prouni é um programa que dá bolsa, integral ou de 50 %, em universidades particulares. Só pode concorrer ao Prouni quem tiver estudado em escola pública ou foi bolsista integral em escola particular. O Prouni tem limite de renda familiar – até 1,5 salário mínimo per capita para concorrer a bolsas de 100%. Acima disso e até 3 salários mínimos per capita, concorre a bolsas de 50%. E

2. Se eu me candidatar ao Sisu poderei me inscrever no Prouni também?

Pode. Se você fizer sua inscrição no Sisu, também pode fazer sua inscrição no Prouni. O que não pode é cursar ao mesmo tempo Sisu e Prouni. Sem contar que tem mais um programa que pode-se concorrer com a nota do Enem, que é o Sisute para cursos técnicos (são cursos de Ensino Médio profissionalizante Técnico). Então funciona assim – começam as inscrições, do Sisu, depois abrem as inscrições do Prouni e em seguida do Sisutec. Com a nota do Enem pode-se concorrer a todos.

3. Se for aprovado em ambos os programas, posso gozar dos dois benefícios?

Não, não é possível cursar ao mesmo tempo o Prouni e o Sisu. Agora, quem já conquistou uma vaga pelo Prouni e concluiu o curso, pode concorrer uma vaga pelo Sisu. Porém, quem já completou um cursos superior qualquer, seja pelo Sisu ou não, não pode concorrer ao Prouni, só em algumas exceções, como para fazer cursos de licenciatura ou em alguns casos de saúde

TB

Nenhum comentário:

Postar um comentário