Presos pulam muralha sem vigilância e fogem de Presídio de Salvador



 23/11/17- Agentes Penitenciários identificaram na tarde da quarta-feira, 22. que dois presos fugiram da unidade prisional. Verificaram que os presos abriram a porta da cela com facilidade, devido ao seu avançado estado de corrosão, escalaram para a muralha, desguarnecida pela ausência de policiais militares, e evadiram-se pelo matagal que circunda o Complexo Prisional de Salvador.



Com cerca de 780 presos apenas em um de seus pavilhões e um efetivo de 10 Agentes Penitenciários de plantão, a vulnerabilidade da segurança da unidade vem se acentuando devido à má gestão da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia - SEAP.

O estado de sucateamento do pavilhão favorece episódios de fugas, que tem ocorrido com certa habitualidade, mas que a SEAP tenta esconder. O déficit de Agentes Penitenciários impede que o controle e a disciplina dos encarcerados seja implementada, favorecendo a violência dentro da unidade, o tráfico de drogas e o cometimento de crimes dentro do presídio. Recentemente um preso foi assassinado pelos outros presos na mesma unidade.

Com mais de mil candidatos habilitados no concurso realizado em 2014, a SEAP não foi capaz de sequer convocar o quantitativo de vagas previsto no edital. Há carência de mais de 5.000 Agentes Penitenciários no Estado da Bahia, haja vista a crescente população carcerária que já ultrapassa os 15.000 presos.

Hoje estão empregados diariamente para custodiar esses presos por toda a Bahia cerca de 250 Agentes Penitenciários, o que chega a ser ridículo. O governador precisa urgentemente determinar a convocação de todos os habilitados no último concurso público para o cargo de Agente Penitenciário bem como a imediata abertura de novo concurso público, pois a carência desses profissionais especializados pode acarretar consequências com danos irreversíveis à população.

A sociedade conta hoje com mais um traficante de drogas e mais um assaltante à solta, graças a má administração da SEAP. Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia

Bahia Acontece, informações Sinspeb


Nenhum comentário:

Postar um comentário