Buscando aprimorar os conhecimentos assim como fazer a integração com companheiras de outras Guardas Municipais, as GM´s Cintia, Gleive e Diana, respectivamente integrantes das Guardas Municipais de Gavião, Quixabeira e São José do Jacuípe, estiveram na cidade de Salvador, para participarem do 2º Encontro de Guardas Municipais Femininas, que contou com a participação de agentes de diversas GM´s da Bahia e outros estados.
Neste ano, o encontro teve como temática “O Papel da Agente Feminina no Processo de Desenvolvimento das Guardas Municipais”, e tema as seguintes palestrantes e temas:
1. A Importância da saúde mental na Segurança Pública – Palestrante: GCM Renata Fortaleza – Comandante da Guarda Civil Municipal de Alagoinhas/BA;
2. O Sistema Único de Segurança Pública – SUSP: Aplicação para as Guardas Municipais – Palestrante: Advogada Dra. Dominique Viana Silva;
3. A relevância do papel social das Guardas Municipais – Palestrantes: Isabel Cristina Silva – Guarda Civil Municipal de Juazeiro/BA e Nubia Maria Novaes santos – Guarda Civil Municipal de Jequié/BA;
4. Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) e a inserção no âmbito da Guarda Civil Municipal de Salvador – Palestrante: Elza Carolina Neta – Guarda Civil Municipal de Salvador/BA e Oilda Rejane Silva Ferreira – Coordenadora de Reparação e Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Reparação.
Segundo a GCM Diana, da Guarda Municipal de São José do Jacuípe, “Esse evento é de fundamental importância para nós mulheres, principalmente para todas nós que fazendo parte do efetivo das Guardas Municipais, onde através dele nós mostramos a força e a garra da mulher para atuar na segurança pública, que antes era somente dominada por homens, infelizmente ainda tem muitos que ainda nos subestimam, mas podemos e somos extremamente capazes de atuar em qualquer área e qualquer situação dentro da nossa Guarda Municipal, e consequentemente ajudar a levar muito mais segurança para a nossa população”.
No final das palestras também houve o Momento GFEM, onde teve a abertura para fala do público participante, na qual este espaço ficou reservado para que as Guardas Municipais Femininas possam externar suas opiniões, projetos, e ideias que envolvam a atuação da mulher nas Guardas Municipais.
Fonte: Informe Azul Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário