Campeã de surfe morre após ser atingida por raio em praia de Fortaleza; outro surfista está em estado grave

Vítima foi atingida por raio enquanto surfava em Fortaleza.  — Foto: Reprodução/Instagram Luzimara Souza

A surfista cearense Luzimara Souza, 23 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (27), após ser atingida por um raio enquanto surfava na praia da Leste-Oeste, em Fortaleza. Um outro surfista que estava no mar, de 17 anos, também foi atingido e, após ser resgatado por banhistas, foi levado ao hospital em estado grave. (veja o resgate no vídeo acima)

De acordo com o vendedor Gerardo Júnior, que ajudou no salvamento dos surfistas, Luzimara recebeu a descarga elétrica enquanto estava dentro da água. Luzimara Souza foi encaminhada para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Bairro Centro, mas não resistiu e morreu após dar entrada na unidade.

“Infelizmente aconteceu essa fatalidade. Eu cheguei aqui no momento em que a nossa atleta profissional recebeu a descarga elétrica em cima dela”, disse Gerardo Júnior.


Vídeo mostra momento em que o surfista foi retirado do mar:
OPovoonline


A mãe da surfista, Mara Souza, disse que ela sempre surfava naquele ponto da praia. Mara contou que, além da filha, outros surfistas que estavam no local e também sentiram a descarga elétrica.

"Ela já tem costume de surfar lá, então foi surfar e aí começou a chover. O menino disse que quando deu o raio tomou um susto e ficou desacordado. Estava todo mundo no mar, eram seis pessoas. O (homem) que socorreu minha filha está aqui dentro também do hospital", contou.

Estado delicado
O vendedor ainda disse que, depois do resgate de Luzimara, ele percebeu que o outro surfista, identificado como Felipe Cardoso Nogueira, estava se afogando após o raio. “Eu entrei no mar para tirar ele e levei para os bombeiros. Saí de lá e ele estava consciente”, acrescentou.

O rapaz de 17 anos foi socorrido por populares, levado à Unidade de Salvamento do Corpo de Bombeiros, onde recebeu os primeiros socorros, e encaminhado para o Insituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. Segundo o hospital, o estado dele é considerado "delicado".

Surfista desde criança
Luzimara dos Santos começou a treinar aos dez anos de idade na Associação Esportiva Cultural Praia do Mero. Segundo o treinador de surfe Jeová Rodrigues, nesta quarta-feira ela estava treinando para o Campeonato Brasileiro de Surf de 2019, que realizará uma etapa na praia da Caponga, no Ceará, nos dias 6 e 7 de abril.

Rodrigues informou que não estava com ela no momento do incidente. Tinha ido pegar a ficha de inscrição para o campeonato na Caponga. Ainda segundo o treinador, ela ganhou o Campeonato Cearense e Brasileiro de 2018, e em 2019 foi vice-campeã em uma das etapas do torneio nacional.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário