Brasil fatura mais medalhas em Tóquio e passa marca de 100 ouros em Paralimpíadas




Com sete medalhas conquistadas nesta terça-feira (31) em Tóquio, no Japão, o Brasil ultrapassou a histórica marca de 100 ouros paralímpicos, que foi alcançada pelo velocista Yeltsin Jacques na prova dos 1.500m da classe T11.
    Mais da metade das medalhas brasileiras vieram na natação e o único ouro foi da nadadora Maria Carolina Santiago, que venceu a disputa do 100m livre S12, categoria para pessoas com baixa visão. A pernambucana de 36 anos já havia vencido na capital japonesa a prova dos 50m livre S13.
    Santiago entrou para a história do país ao se tornar a primeira brasileira a conquistar duas medalhas de ouro em uma mesma edição de Paralimpíadas na natação.
    O centésimo ouro do Brasil em Jogos Paralímpicos, que foi alcançado algum tempo antes de Santiago entrar na piscina, foi faturado por Jacques. Além da histórica medalha, o paratleta estabeleceu o novo recorde mundial com a marca de 3m57s60.


    Não satisfeita, a nadadora subiu ao pódio pela terceira vez em Tóquio, mas no revezamento 4x100m livre misto para deficientes visuais. O time do Brasil, que também tinha Wendell Belarmino, Douglas Matera e Lucilene Sousa, ficou em segundo lugar, atrás do Comitê Paralímpico Russo.
    Ainda na natação, Gabriel Bandeira faturou a prata nos 200m medley SM14 e conquistou sua quarta medalha em Tóquio. Mariana Gesteira, por sua vez, ficou com o bronze nos 100m livre S9.
    Passando para o atletismo, Thalita Simplicio fechou a grande decisão dos 100m T11 em terceiro lugar, com o tempo de 12s18, ficando atrás somente da venezuelana Linda Perez (12s05, ouro) e da chinesa Cuiqing Liu (12s15, prata).
    A baiana Raissa Rocha Machado faturou a medalha de prata no lançamento de dardo F56, para atletas cadeirantes. A brasileira atingiu a marca de 24m39, perdendo apenas para a iraniana e atual recordista mundial Hashemiyeh Motaghian Moavi. O bronze foi para Diana Dadzite, da Letônia.
    Jardênia da Silva faturou o bronze na prova dos 400m feminino T20. A brasileira terminou atrás da norte-americana Breanna Clark e da ucraniana Yuliia Shuliar.
    No total, o Brasil soma 42 medalhas na atual edição dos Jogos Paralímpicos, sendo 14 ouros, 11 pratas e 17 bronzes. O país está em sexto na classificação geral do megaevento esportivo.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário