Mais de 370 mil cidadãos já solicitaram o RG Expresso


 
Menos de dois anos após o lançamento do RG Expresso, mais de 370 mil cidadãos já solicitaram o serviço pela plataforma SAC Digital. A iniciativa permite obter uma carteira de identidade nova, solicitando pela internet, sem precisar sair de casa. O documento fica pronto no prazo de cinco dias úteis, na capital, e sete no interior (exceto Barreiras e Teixeira de Freitas). Não é necessário fazer fotos ou colher a impressão digital. O cidadão só precisa ir ao Posto SAC para retirar o documento pronto. É fácil, rápido e prático. 



A solicitação do RG Expresso é realizada de forma online. O cidadão pode fazer o pedido do documento pelo site sacdigital.ba.gov.br, ou por intermédio do aplicativo de celular do SAC Digital. Na sequência, o solicitante deve agendar dia e horário para buscar o documento no Posto SAC que escolheu na emissão do documento, além de pagar a taxa de R$ 39,39 (Documento de Arrecadação Estadual - DAE). O DAE pode ser pago usando um aplicativo de banco no celular ou na rede bancária convencional. 



O serviço faz a reimpressão de sua última carteira de identidade, por isso é mais rápido e prático. Não é necessário ir até um Posto SAC para fazer fotos novas ou colher a impressão digital. O documento fica pronto no prazo de cinco dias úteis, na capital, e sete, no interior do estado. Apenas em Barreiras e Teixeira de Freitas o prazo é de dez dias úteis.   



No entanto, os cidadãos devem ficar atentos aos pré-requisitos para ter acesso ao RG Expresso. Entre os requisitos está exigência de que a última carteira de identidade do solicitante tenha sido emitida no prazo máximo de seis anos. Confira todas as regras para retirar seu RG Expresso no SAC Digital.  



A solicitação e retirada do RG Expresso pode ser agendada para qualquer Posto SAC de Salvador e da Região Metropolitana, exceto Pau da Lima. No interior do estado, 14 unidades estão aptas: Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Feira II, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Conquista II. Para fazer a retirada do documento é exigido a cópia do DAE e o comprovante bancário de pagamento.   

O RG Expresso foi lançado em outubro de 2019, pelo SAC Digital, plataforma gerida pela Superintendência de Gestão e Inovação, em parceria com a Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), ambas unidades vinculadas a Secretaria da Administração (Saeb). Desde então, o serviço de reimpressão da carteira de identidade já obteve 370,6 mil solicitações de cidadãos.

Para ter acesso ao SAC Digital e solicitar o RG Expresso, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

 Foto: Divulgação/Saeb A

ssessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário